quinta-feira, 3 de maio de 2018

Hotel República - Uma aposta arriscada de um investidor corajoso


Foi um sucesso, como merecia, o lançamento publicitário do futuro Hotel República, o primeiro cinco estrelas da região, a instalar na Praça homónima. Toda a comunidade informativa noticiou com grande relevo e visível satisfação o acontecimento, aqui, aqui e aqui. Um grande sucesso actual e futuro para o turismo local, terá sido o pensamento dominante. Só Tomar a dianteira destoou.
Excesso de pessimismo? Posição injusta? Má vontade contra os investidores? Insatisfação crónica? Não. Nada disso. Apenas informações que os outros não possuem e o desejo de alertar, porque quem  avisa, amigo é:

Copiado do El Pais online

"Um hotel de luxo destruído pelo vandalismo
O único cinco estrelas de Valhadolid fechou em 2017 e desde aí tem sido saqueado"

"Durante anos foi o únco hotel de cinco estrelas na cidade de Valhadolid, mas fechou repentinamente em em 2017. O dono confessou que estava arruinado e vendeu em leilão alguns móveis, antes do embargo da justiça. Tudo o resto foi saqueado e destruído pelo vandalismo. No passado fim de semana, o estabelecimento inaugurado em 2010, numa antiga moagem requalificada, até sofreu um incêndio criminoso. Restos de botijas entre portas destruídas, tomadas eléctricas arrancadas, lavatórios partidos... As imagens do antes e do depois podem ser vistas no video supra (não disponível). E os habitantes de Valhadolid resumem o que sentem numa palavra -Pena"

elnortedecastilla.es 03/03/2017

"Investigam o encerramento inesperado do Hotel Marquez de la Ensenada, com prejuízos para os empregados. O Parlamento europeu  aborda o assunto, graças à iniciativa da deputada europeia Marina Albiol, da Esquerda Unida"

O hotel vítima de actos de vandalismo é o Hotel Marquez de la Ensenada, de cinco estrelas, em Valhadolid - Espanha, que faliu e fechou portas em Janeiro de 2017. Oferecia 29 quartos, tinha ao seu serviço 16 profissionais e abriu ao público em 2010, numa antiga moagem recuperada, datada de 1842. Durou portanto apenas 7 anos. Porquê?
Valhadolid é uma cidade monumental muito visitada, antiga capital de Espanha, com 299.715 habitantes em Janeiro de 2017. O Hotel Marquez de la Ensenada era o único cinco estrelas da oferta hoteleira local e estava bem situado, em pleno centro histórico.
Falta de clientes? Certamente. Mas Valhadolid conta com um importante parque hoteleiro, que em 2017 registou um total de 773.347 dormidas, sendo 616.325 de espanhóis e 157.022 de estrangeiros (ver quadro):


Para que os leitores possam ter uma ideia de grandeza mais precisa, se considerarmos que Tomar dispõe (com alguma generosidade) de 600 camas hoteleiras e regista uma ocupação anual (também muito generosa) de 80%, teremos 600 X 80% = 480 X 365 = 175.200 dormidas hoteleiras/ano. Muito, muito longe das 773.347 de Valladolid, em 2017. Mas os hotéis são comparáveis. O de lá era de 5 estrelas, tinha 29 quartos e 16 empregados. O de Tomar terá também 5 estrelas, dez quartos a menos, mas 15 funcionários. O de lá aguentou-se 7 anos. O  de Tomar vai aguentar-se quanto tempo?
Muito arriscado, como se vê.
Valladolid é a 13ª cidade espanhola em população e fica a pouco mais de 200 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso, num país que recebeu em 2017 82 milhões de visitantes estrangeiros. Portugal ficou-se pelos 12 milhões e Tomar é uma pequena cidade, que infelizmente definha de dia para dia, perante a geral indiferença e passividade do poder local e dos seus habitantes.
Porquê este aviso? Antes de mais porque todos têm direito a saber a verdade toda. Particularmente aqueles que arriscam o seu capital. Depois porque, quando e se a futura unidade vier a fechar portas (o que de modo algum se deseja, antes pelo contrário, mas os factos disponíveis parecem mostrar tal rumo), será muito mau para a reputação de Tomar, como concelho para investir. Se a actual fama já não é nada boa, imagina-se o que, na pior das hipóteses, pode ser depois...

1 comentário:

  1. Cada um manda na sua casa. Não sabia que tinha sido corrido da lista dos seguidores.

    ResponderEliminar