quarta-feira, 9 de maio de 2018

A verdade da maioria instalada

Procurando explicar o estranho fascínio e apoio das bases do PS ao ex-primeiro-ministro e ex-secretário general Sócrates Pinto de Sousa, apesar de tudo o que já está documentado, Henrique Raposo escreveu no EXPRESSO uma boa análise, da qual se reproduzem dois curtos excertos. Não só pela manifesta pontaria, mas também e sobretudo por encaixar perfeitamente na situação política tomarense.
Basta substituir "trono soarista" por "cadeirão dos Paços do concelho" e "Sócrates" por "Anabela Freitas". Com algumas excepções, também é verdade. A actual presidente da Câmara não está indiciada judicialmente por mais de 3 dezenas de crimes.

"Porque é que as bases do PS ainda apoiam Sócrates?"

Henrique Raposo - Expresso online

"O problema é o próprio PS. Estes e outros militantes não estão interessados na verdade, porque nas suas cabeças a "verdade" é definida pelo líder socialista que se senta no trono soarista. Estas pessoas saltam de narrativa em narrativa, para evitarem a verdade.
... ... ...
É esta a cultura tribal do PS. O socialista típico vê-se como alguém especial. Como alguém que tem uma superioridade moral intrínseca. ...Um ataque ao PS é um ataque à democracia. O PS não é aqui muito diferente do PCP."

Porque afirmo tratar-se de um texto com boa pontaria, certeiro portanto? Porque durante anos fui militante, quadro e eleito do Partido Socialista, ao qual me ligam ainda fortes laços sentimentais. Fiz por conseguinte parte da tribo. Já não faço, mas ainda partilho muitas das suas características, salvo naturalmente a adoração dos líderes, a ocultação da verdade ou o evidente desprezo pelos que não concordam.

1 comentário:

  1. Porque é que...porque é que... Ai tantas perguntas que os Raposos de direita podiam fazer! Mas não fazem. Defendem os deles. Exatamente como eu. Só que eu defendo um homem que foi um grande primeiro-ministro. É nessa qualidade que o defendo. Se vier a provar-se em tribunal que errou, reservo para mim a minha relação política no futuro com o homem, mas continuarei a defendê-lo como o mais brilhante político da portuguesa. Defendo os meus. Sempre! Mesmo quando erram.

    Movimento de apoio a Sócrates organiza almoço de confraternização (DIA 20 DE MAIO 2018/12H30-15H30) nO Restaurante Marina (Passeio Adamastor), Edifício Nau, L41, 2º. piso, Parque das Nações. A participação custa 20 euros.
    Lá estarei. Já marquei lugar.

    ResponderEliminar