domingo, 16 de julho de 2017

Terminou a sondagem Tomar a dianteira 3

PSD (36%) e CDS (12%) em destaque


Terminou na manhã de ontem mais uma sondagem Tomar a a dianteira 3, desta feita com excelente participação. 211 votos apurados correspondem a cerca de 55% do leitorado médio diário. O que dá uma abstenção da ordem dos 45%. Quase como nas eleições verdadeiras. O que não quer dizer que esta sondagem seja representativa de qualquer grupo ou conjunto, como por exemplo o eleitorado do concelho de Tomar.
Trata-se tão só de uma auscultação susceptível de indicar tendências, o que foi bem conseguido. Quem diria antes, por exemplo e tendo em conta os resultados verdadeiros do passado, que o CDS conseguiria colocar-se em 3º lugar, com 12%, logo a seguir ao PS?
Significa isto que o partido mais à direita vai conseguir finalmente singrar no concelho de Tomar? Tudo é possível. Para já, demonstrou uma invejável capacidade de mobilização. A menos que se tenha tratado da "martelagem" antes denunciada por um leitor-comentador, no colega Tomar na rede, informando que neste tipo de sondagens é possível votar várias vezes, bastando para tanto mudar de acesso. Até o autor destas linhas, que é um zero em informática, já sabia disso. Mas esta juventude julga que o mundo está agora a começar, que para trás não havia senão ignorância. Seja como for, o futuro dirá se esta performance do CDS-PP (2,82% em 2013, 12% na sondagem)  é para confirmar ou foi apenas um fogo de vista, talvez uma habilidade.
Outro tanto se pode pensar do PSD. Ao alcançar uma votação que é o dobro da conseguida pela PS, consegue surpreender pela positiva. Sendo brilhante, denota naturalmente um grande empenhamento dos potenciais eleitores social-democratas. Com ou sem a ajuda da já aludida "martelagem", uma coisa parace certa desde já: Em Outubro próximo, o PSD não vai certamente conseguir o dobro dos votos e dos eleitos do PS. No estado estado actual das coisas, ninguém imagina tal sucesso. Sejamos realistas. Mas por vezes até o impossível acontece.
Fraquita, muito fraquita foi a mobilização conseguida pelos socialistas. Se calhar porque se acham confortados com o boato que por aí circula, segundo o qual, uma sondagem relativamente recente, encomendada pelos laranjas locais, deu à actual maioria camarária uma vantagem percentual de 10 pontos. É o que consta. Que mesmo se for verdade, não deveria contudo levar os socialistas a instalar-se à sombra da bananeira. Os tempos que correm não estão fáceis para ninguém. E só 18% é uma miséria, para quem venceu em 2013 com apenas 27,55%, contra 26,14% do PSD. Representa uma queda de 10% em relação à última consulta eleitoral, face a uma subida idêntica dos social-democratas. As pequenas formações ficaram nos lugares que se previa. O estreante PTP. de Américo Costa, não foi além de 2%. Destaque para a CDU que, quiçá por mero acaso, até consegue um resultado semelhante ao alcançado nas autárquicas de 2013. 8% nesta sondagem, 9,19% nas últimas eleições. Já o Bloco de esquerda desilude, com apenas 1%, quando em 2013 sempre alcançou 2,94%.
A fechar, o conjunto abstenção + brancos + nulos alcança o  2º lugar, com 44 votos e 19%, o que somado aos 45% de abstenção, pode muito bem indicar uma verdadeira hecatombe eleitoral em Outubro próximo, no concelho de Tomar, com mais de 60% de abstenção bruta (abstenção + brancos + nulos) Resta ainda todavia uma janela de oportunidade. Dado que até agora só a CDU já apresentou o seu programa, pode ser que entretanto as outras formações concorrentes ainda consigam motivar o eleitorado, avançando com programas audaciosos e robustos. Não se vê quem os possa redigir, nem posteriormente defender, por evidente falta de hábito = experiência nessa tarefa , mas a esperança é sempre a última coisa a morrer.
Em Setembro, Tomar a dianteira tenciona repetir esta mesma sondagem, para poder comparar os resultados com os de agora e depois com os  oficiais de Outubro. Só para entreter, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário