terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Um bocadinho de clima quente - 3

Para o lado do Mucuripe

Escreveu-se antes sobre Meireles e sobre a Praia de Iracema:


Agora, de costas para a deusa Iracema, o panorama é este:


Aqui mesmo ao pé, outro aspecto da praia de Meireles, a mais abrigada, devido à baía, e por isso a mais quente. Lá ao fundo, sensivelmente onde está o Othon Palace, aquele edifício semicircular, termina a Praia de Meireles. Para a esquerda é já o Bairro do Mucuripe, Mais à esquerda ainda, na extremidadae, o Porto do Mucuripe.
Continuando a caminhada, a partir dos vendedores de água de coco, encontramos sucessivamente, do lado esquerdo da Avenida Beira-mar:

 Um Parque infantil

 Um magnífico anfiteatro virado para o oceano

 Um aspecto da avenida Beira-Mar

 Um posto das autoridades

E finalmente a Praia do Mucuripe. À direita os prédios da Avenida Beira-mar, ao fundo o Hotel Golden Tulip, naquele edifício vermelho e branco, para a esquerda o Porto do Mucuripe, demasiado pequeno, o que obriga os sucessivos cargueiros a aguardar ao largo:


Avançando pelo calçadão, avistamos uma esplanada em plena praia e, logo ali, os barcos de pesca:


Na Praia de Iracema temos "Fortaleza". Aqui, na praia de Mucuripe, temos "Ceará", o nome de um rio e do Estado federado cuja capital é Fortaleza. O mais curioso é que a foz do rio Ceará fica do lado oposto, para lá da Praia de Iracema e da favela do Pirambú.

Apesar das obras recentes, continua à vista um emissário de esgotos, em todo o caso com protecções laterais de pedregulhos, visando evitar derrames inconvenientes durante as marés altas, pois a praia continua logo a seguir.

 Continua logo a seguir, mas é sobretudo a praia dos pescadores, cujos apetrechos aqui vemos.

 Junto ao Hotel Golden Tulip, já antes assinalado, o moderno mercado do peixe, que por aqui dizem "dos peixes". Mas não se iluda com o aspecto geral:

A cobertura é  apenas estética, para evitar o calor. Só as várias bancas de peixe, que são bem modernas é que dispõem de protecção contra a chuva:

 Um aspecto das bancas do peixe, que são umas 40...

e uma bela vista geral da costa, em sentido inverso - do Mucuripe para a Praia de Iracema. No primeiro plano, do lado esquerdo, encobertas pela planta, as esplanadas do mercado do peixe.  Encomenda-se nas bancas, manda-se arranjar e come-se logo ali. Com muita cerveja que o clima é quente. Sobretudo camarões.
Mais longe, à direita, os barcos de pesca. Do lado esquerdo, sucessivamente, os prédios do Mucuripe, do Meireles e da Praia de Iracema, lá bem ao fundo.

Um outro aspecto da frota de pesca de Fortaleza. Ao fundo, quatro cargueiros aguardam vaga para atracar.
Frente ao Hotel Golden Tulip, lá no alto, a favela do Mucuripe, uma das várias que existem em Fortaleza e fazem parte de um outro mundo:




Sem comentários:

Enviar um comentário