sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Participar? Para ficar mal visto?

O Orçamento participativo, uma iniciativa da Câmara municipal, visando facultar aos cidadãos mais jovens uma intervenção activa na vida política local, está com grande  falta de participantes. Segundo a sempre bem informada Rádio Hertz, o prazo limite para a entrega de ideias acaba de ser prolongado até ao final deste mês.
O vice-presidente Hugo Cristóvão, docente e por isso mais ligado à área escolar, alegou falta de empenhamento dos estabelecimentos, para justificar a penúria de participantes. Tomar a dianteira pensa que tem razão. É bem capaz de ter havido e persistir alguma falta de apoio à iniciativa camarária, o que se compreende.
Uma autarquia que só aceita de bom grado as opiniões favoráveis e os louvores interesseiros; que até acaba de tratar bastante mal -tentando humilhá-los- os eleitos da oposição, tanto no executivo como na Assembleia municipal, com aquela vergonha dos SMAS, não pode depois esperar uma adesão entusiástica da parte da população jovem.
Criticar frontalmente, apontando o que está mal e/ou os erros cometidos, tudo com assinatura por baixo, é uma honrada e corajosa maneira de assumir o dever de cidadania. De participar activamente na vida política local, de forma transparente e limpa. Se, em vez de aceitar com normalidade tal exercício de cidadania, a actual maioria PS, acolitada por alguns militantes mais exaltados, tudo faz para desacreditar quem a critica, e até quem simplesmente procura exercer a sua profissão, que é a de informar de forma cabal, está a arranjar lenha para se queimar. Porque ninguém gosta de participar e depois ser injustamente acusado de tudo e mais alguma coisa.
Não é o caso dos jovens, bem entendido. Por enquanto. Mas eles também vão ouvindo, lendo e concluindo. Sabem por conseguinte muito bem em que sociedade vivem.
O vice-presidente Cristóvão, que lá vai passando entre os pingos da chuva, devia providenciar de forma a afixar na sala de reuniões do executivo dois dísticos: "Quem semeia ventos, colhe tempestades." "Nunca faças mal esperando que te façam bem."
.

Sem comentários:

Enviar um comentário