sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Num habia nexexidade, mas acontexeu mesmo

Crónica de Franxisco Bijeu

Tendo bindo ao mundo em Bijeu, a capital do cabaquistão, cada bez estou mais xurpreendido com as manobras no PXD nabantino, desde que me matriculei no IPT. Xegundo me dixeram uns amigos, parexe que mesmo aqui na Estrada da Xerra há um dirixente local laranxa que pretende bir a xer o futuro mordomo da festa grande de Tomar. Como cá estou há pouco meses, ainda não conxegui apurar de que folia xe trata. Xei unicamente que o dito candidato é graduado em alimentaxão e que por ixo xe julga com categoria para dirixir a festa do pão.
Também xá me dixeram que há um  influente xoxial-democrata tomarista a axumir posixões horixontais com uma eleita xoxialista. Xe for berdade, não me xurpreende. Bem bistas as coixas, xerá cabexa bermelha com cabexa bermelha. E biba a fraternidade canhota!
Enquanto alguns xe contentam com pojixões horixontais, outros mostram preferênxia pelas rampas, no xentido asxendente. Ao que xe diz por aí, o Alex que xe prante a pau porque xá tem quem tenxione xacar-lhe xe puder o lugar na Xanta Caja.
Xurpreja, mesmo xurpreja, foi a candidatura da Ferromau, ponta de lanxa da rebolta dos prejidentes de Xunta laranxa, que xe conxideram os únicos benxedores do último dejafio e estão fartos da pretenxa aristocraxia xitadina. Desexam que o futuro candidato xeja um rural.
Entrementes, há um carrito, que é um carrão mais pequeno, com esperanxa de bir a xer empurrado para parlamentar, ou mesmo para xecretário de estado, que nestas coixas do pedir nunca conbém xer modesto.
Rejumindo e concluindo. Num habia nexexidade, porque a xituaxão política local xá é o que é xob a lideranxa xoxialista. Mas acontexeu mesmo. Com uma opojixão axim os xoxialistas podem continuar a dormir descanxados. Xózinhos ou acompanhados. E xe tibessem a bondade de conxeguir um lugarxito remunerado para o ex-cabexa de lista xoxial democrata xeria como xopa no mel, que ele bem merexe e nexexita.

Sem comentários:

Enviar um comentário