quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

MERCADO MUNICIPAL DE TOMAR

 Mais uma oportunidade perdida?

Célia Bonet
Vereadora PSD na Câmara municipal de Tomar

O desenvolvimento de projectos, que sejam uma mais valia para a sustentabilidade e desenvolvimento integrado, leva-nos a pensar no mercado municipal e nas diversas oportunidades que  pode oferecer ao concelho de Tomar. Pode ser um motor de desenvolvimento da economia local se for estimulado, alterado, repensado e acima de tudo aproveitado devidamente pelas diversas forças locais.
Devido a erros de gestão autárquica, Tomar não tem sido local de eleição por parte dos investidores que têm optado por concelhos vizinhos  como Torres Novas, Ourém, Ferreira do Zêzere, para fazer os seus investimentos. Precisamos por esse motivo, mais do que nunca, de todos os pequenos negócios para incentivar produtores locais e comerciantes permitindo que se gere mais riqueza no concelho, que  sirva de alavanca económica para os restantes setores de atividade.
O nosso mercado, situa-se num local privilegiado no centro da  cidade, com uma vista belíssima  para o rio Nabão, dispondo de uma área muito considerável. Assim sendo, tem que ser aproveitado de forma mais eficaz, e utilizado todos os dias do ano. Urge fazer pequenos ajustes e pequenas obras de adaptação e requalificação, de modo a torná-lo mais eficiente. Sem serem necessários investimentos de milhões de euros, podemos progressivamente torná-lo num  mercado de referência na região, como já aconteceu durante muitos anos. Para isso temos que começar já, de modo a oferecer mais conforto aos vendedores e aos clientes para que estes procurem este local privilegiado.
O espaço do mercado municipal deveria ter no exterior uma zona de stands rústicos e adequados ao meio ambiente, onde se possam fazer semanalmente feiras temáticas, como feira do livro, feira do artesanato, feira dos frutos secos, feira das velharias, feira de máquinas agrícolas, feira de vinhos, do mel , do azeite e de muitos outros. No Verão, seria interessante  fazer umas semanas de feira popular, com diversos divertimentos que muito animam as cidades, captam visitantes de localidades vizinhas e dinamizam toda a urbe. Este investimento permitiria aos produtores locais escoar os seus produtos, ter lucro, apoiar e alavancar as outras empresas da zona e o restante comércio de Tomar. Facilitaria a criação de mais emprego, mais auto emprego, criação de pequenas empresas de uma ou duas pessoas que muitas vezes têm dificuldade em aceder ao mercado de trabalho. Permitiria ainda estimular os outros setores de atividade, pois se vierem viver famílias para o nosso concelho graças à criação de emprego,  as escolas terão mais alunos, os serviços mais clientes e assim sucessivamente, criando sinergias. Além destes enormes beneficios podemos ainda destacar que a  CMT rentabilizaria muito mais os espaços, que estariam mais tempo ocupados e dinamizados durante todo o ano.
Para poder concretizar este projeto de aproveitamento de recursos existentes e potenciar ao máximo o seu beneficio para todos os intervenientes, seria interessante abrir um concurso de ideias para tornar o espaço total do mercado municipal mais belo, mais organizado , mais rentável, aproveitando a sua envolvência única com o rio.
Tendo em vista rentabilizar o espaço, é importante reabilitar a parte lateral de bancas de venda para transformá-la numa área coberta, de modo a colocar aí os vendedores e acabar de vez com a tenda, que não dignifica aquele local. Também deveria ser estudada a possibilidade de fazer uma pequena zona de divertimento noturno, pois é um local espaçoso, cujo ruído não incomoda a população residente. Esta opção, a ser viável  de modo a que não prejudique a população residente, poderia atrair jovens de concelhos vizinhos à nossa cidade.
Para podermos atingir estes objetivos é indispensável dar dignidade aos stands que permanecem há anos naquele local, reavaliar todo o espaço que é concedido aos comerciantes para que as àreas sejam distribuídas de forma justa, que seja organizado o espaço exterior de carros e stands, que o estacionamento seja organizado e bem identificado quer no Flecheiro, quer no espaço do IEFP, de modo a permititr que mais pessoas aí possam estacionar para aceder ao mercado municipal,
É imperioso para o concelho aproveitar todos os recursos ao nosso dispor, para que o mercado municipal de Tomar volte a ser uma referência na região, o que nos orgulhou durante décadas.

Texto editado por Tomar a dianteira 3

Sem comentários:

Enviar um comentário