quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A má opção dos SMAS-Tomar

Expandir-se num concelho em acentuada recessão demográfica

Face aos seus problemas crónicos, que são conhecidos, os SMAS tinham dois caminhos possíveis: 1 -Resolver esses problemas, de forma a reduzir ou acabar com custos gravosos; 2 - Expandir a rede, de forma a aumentar o número de clientes cativos, assim garantindo a sobrevivência transitória, graças ao aumento garantido das receitas. O recente Plano e orçamento, aprovado à rasca na AM, prova que optaram pela segunda hipótese.

    TOMAR – Sucedem-se os casos de falta de água na Linhaceira e...

TOMAR – Sucedem-se os casos de falta de água na Linhaceira e nos Pastorinhos. Se a rede não for intervencionada poderá haver colapso no abastecimento

É a opção aparentemente mais fácil, uma vez que ainda há margem para crescer, dado que os SMAS estão isolados no mercado local. Nada garante, porém, que tal situação de monopólio venha a prolongar-se por muito mais anos. E se aparecerem outros fornecedores... Por outro lado, o concelho não é elástico; não vai expandir-se em conformidade com as necessidades daqueles serviços, dando-se até o caso aborrecido de os potenciais consumidores estarem a diminuir acentuadamente.
Partindo dos dados fornecidos pelos SMAS, referidos no escrito anterior, aos quais se juntaram elementos colhidos no portal PORDATA, obteve-se o seguinte quadro, que se julga nunca antes ter sido elaborado:

Mostra o quadro supra que, entre o ano 2000 e finais de 2017, o total de consumidores forçados dos SMAS subiu de 19.386 para 22.350. Um aumento de 2.964. Excelente resultado? À primeira vista, sem dúvida. O problema é que, durante esses mesmos 17 anos, o total de eleitores inscritos regrediu de 39.330 para 34.814. Uma queda de 4.516, bastante superior ao aumento dos consumidores. Tratar-se-à por conseguinte de novos consumidores resultantes da expansão da rede de distribuição, que não do inexistente aumento da população.
O outro conjunto de dados confirma isso mesmo,  mostrando até que o aludida expansão da rede se verificou nas freguesias rurais. Com efeito, na agora freguesia urbana, durante o primeiro mandato de Anabela Freitas, registaram-se apenas 24 novos consumidores, ou seja uma média de 6 novos consumidores por ano, mas desapareceram dos cadernos eleitorais 1084 inscritos. O que parece mostrar que (além dos óbitos) se foram os mais novos. Aqueles que ainda viviam nas casas de familiares, e que por isso não puderam "dar baixa" dos contadores. Muito mau sinal, portanto, quando os construtores de futuro são forçados a fazer as malas.

Conclusão

Apesar da recente e tangencial aprovação do plano e orçamento para este ano, que inclui mais ampliações de rede e vai portanto trazer aos SMAS novos consumidores forçados, uma vez que a respectiva ligação é compulsiva e há consumo mínimo imposto, ou aqueles serviços mudam de rumo, ou pouco tempo de vida regalada lhes resta.
Mudar de vida significa reduzir despesas, mediante a resolução urgente dos problemas pendentes há anos (roturas, rede velha, roubos, adulteração de contadores, contrato leonino do fornecedor em alta, custos e mau funcionamento da ETAR).
Caso insistam na expansão e no tipo de gestão existente até agora, só podem durar até que surja a liberalização do fornecimento de água, como já acontece com a energia eléctrica. E se essa medida tardar, conforme já antes referido, o concelho não é elástico, sendo a população cada vez menos, pelo que o binómio expansão da rede/aumento de consumidores tem os seus limites...
Acresce que a população só se vai embora quando as condições de vida se agravam, em vez de melhorarem. Ora, como os periódicos aumentos da água e respectivas taxas agregadas, que são já das mais altas do país, tornam cada vez mais difícil viver em Tomar, sobretudo quando não se trabalha na função pública, aos cidadãos resta uma única alternativa: a penúria e o desemprego ou a partida em busca de melhores condições de vida.

2 comentários:

  1. O contrato que liga os SMAS à EPAL(salvo erro) e segundo declarações do proprio António Paiva na Radio Hertz, estará prestes a findar....

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar