quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Os eleitos são escolhidos por nós, os funcionários não

Resultado de imagem para imagens estrragos do tornado no coro alto do convento de cristo

Resultado de imagem para imagens estrragos do tornado no coro alto do convento de cristo

Já aqui se escreveu mais de uma vez sobre os estragos provocados pelo tornado de 2010 no Coro alto do Convento de Cristo. As duas fotografias acima são assaz explícitas. Entre a primeira, anterior à citada intempérie, e a segunda, que é posterior, ruiu grande parte da cimalha entre os coruchéus da parede virada a sul. (Coroamento da fachada).
Apesar de decorridos sete anos, ainda ninguém na DGPC, nem sequer a direcção do monumento, terá considerado importante e prioritário o restauro da parte danificada, tarefa muito facilitada pelo facto de os elementos que derrocaram se encontrarem no local onde caíram
Em contrapartida, ontem e hoje houve surpresa e das grandes. Na porta de S. Tiago e na da saída na fachada norte, apareceu este aviso. na verdade bastante curioso. Atente o leitor nas suas duas versões:

Imagem obtida na porta de S. Tiago, às 17H30 de 12/12/2017. Mais de 48 horas após a tempestade. E os candidatos a visitantes a baterem com o nariz na porta. Muito agradável para quem fez dezenas de quilómetros só para visitar o monumento. Que falta de sensibilidade!

O texto em português destina-se manifestamente, no espírito de quem redigiu tal peça, a gente que merece pouca ou nenhuma consideração. Não se identifica nem localiza a intempérie, nem tão pouco se estabelece qualquer prazo de validade para ou aviso e/ou para o encerramento do monumento.
Já a versão inglesa é bem mais cuidada, destinada a gente de outra classe. A intempérie passa a ser a de ontem (10 de Dezembro) e o acesso ao Convento deixou de ser seguro por causa dela. Esclarece-se até que, por via disso, o monumento estará encerrado até nova informação.
Resta uma questão importante, quando se trata de turistas: Quem não entender português nem inglês, situação bastante comum, como deve proceder?
Elaborado por um português sem pretensões, Tomar a dianteira 3 protesta energicamente contra semelhante tratamento por parte de uma funcionária superior no exercício das suas funções, a quem não reconhece qualquer estatuto para tentar discriminar, amesquinhando-os, os visitantes nacionais e também  os tomarenses. Que não são mais do que os outros, mas tão pouco são menos.
Agravando a asneira, já de si monumental, e a exigir pedido de desculpa ou mesmo demissão, os estragos causados no Convento pela tempestade do passado dia 10 resumiram-se afinal ao deslocamento de parte do vitral do janelão situado mais à esquerda nas fotos, o qual continua todavia inteiro e no sítio, apenas mais inclinado. Nada portanto que justifique o encerramento de todo o monumento património da humanidade, porque facilmente resolúvel com duas ou três barreiras métalicas de protecção, naturalmente amovíveis. Tal como no caso do sapateiro a tocar rabecão, quando se nomeia uma especialista em exposições temporárias para dirigir o turismo operacional de um dos principais monumentos portugueses, está-se à espera de quê? Que faça maravilhas? Ou que se atasque em asneiras, como tem vindo a acontecer? Donde a dúvida metódica: Nomearam-na para servir Tomar e o País? Ou tão só para a colocarem tão longe quanto possível de Lisboa, para evitar certas ocorrências?
Concluindo: Apesar da sua evidente e por vezes até grosseira falta de tacto, Tomar a dianteira 3 nada tem de pessoal contra a cidadã que foi nomeada para algo que salta a vista não estar ao seu alcance.  Apenas  critica a sua péssima prestação profissional, que em nada prestigia o Convento de Cristo, nem os tomarenses.

ADENDA

Uma  vez mais, a informação local nada disse ou escreveu até agora, 13 de Dezembro, sobre o assunto. Evidentemente por falta de recursos humanos. E talvez também por continuar a haver gente convencida de que só acontece aquilo que é noticiado. Por isso estamos cada vez melhor, à beira Nabão plantados.

ACTUALIZAÇÃO, ÀS 13h30 DE 13/12/2017

Entretanto a Hertz e Tomar na rede já noticiaram a ocorrência, porém sem qualquer referência à manifesta desproporção da medida de encerramento daquele monumento.
Em Tomar, criticar está-se a tornar cada vez menos saudável, o que leva a que estejamos cada vez melhor, rumo a uma espécie de paz cemiterial. Cada qual assumirá as suas responsabilidades, quando seja caso disso.

1 comentário:

  1. É medo da imprensa. Deu-se o caso do deslocamento do vitral, assume-se que possa existir alguma pedra tem-te-não-caias que possa desabar na cabeça de um visitante...-matá-lo mesmo, enchia as primeiras páginas dos jornais (cujas vendas reduziram 17,5% o ano passado).Veja-se o caso daquela senhora que, só por regalar-se com umas gambas e comprar uns trapinhos melhores para receber o PR, a Letícia,rainha de Espanha e a D. Maria, teve que se demitir. Procuro sempre ser a mais compreensiva das pessoas. Juro que não queria ter cargos políticos nos dias que correm. Vivem acagaçados. Olhe-se para aquele secretário de EStado que se demitiu por não ser capaz de justificar os 63 000 euros que recebeu da mesma IPSS num curto espaço de tempo. Lembro-me sempre daquele recibo do táxi que utilizei, em serviço, quando fui autarca que nunca submeti ao caixa com medo. Trezentos e tal paus naquela altura. Há coisas que nunca esqueço.

    ResponderEliminar