quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Até que enfim que percebo!

A idade tem destas coisas. Sobretudo quando uma pessoa nunca foi uma inteligência por aí além, com é o caso do autor destas linhas, é preciso muito tempo para perceber certas coisas. Felizmente há escritos esclarecedores. Acabo de ler a crónica de Luís Aguiar-Conraria, no Observador, cujo título é já todo um programa.
Segundo o citado cronista, os votos obtidos por cada candidato variam e muito em função do seu aspecto físico. Os mais bonitos conseguem em média mais 20% de sufrágios. Estão assim explicados os resultados eleitorais no concelho de Tomar, onde a abstenção bruta (abstenção + brancos + nulos) ultrapassou outra vez os 50% e os totais obtidos por todos os candidatos, mesmo os vencedores, nalguns casos até fazem chorar as pedras da calçada.
De resto, pensando melhor, já antes era evidente que a beleza física conta muito em política. Embora não tenha conseguido depois formar governo, foi Passos Coelho que venceu as legislativas de 2015, apesar de todas as maldades que o seu governo praticou. Por conseguinte, segundo uma amiga minha, António Costa que se ponha a pau. Se Santana Lopes vencer entretanto nas internas social-democratas, o actual primeiro-ministro já pode ir calçando os patins, para adiantar serviço, porque nas legislativas de 2019 leva cá um banho!

Sem comentários:

Enviar um comentário