segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A aliviar-se para os contribuintes?

Em democracia, a normalidade é a divergência assumida, que nunca descamba em violência física. Por conseguinte, não deve surpreender que haja quem deteste e quem goste de Tomar a dianteira, faltando apenas saber qual a percentagem de uns e de outros. Mas como os blogues não podem candidatar-se, tanto faz.
Apesar dessa natural diferença de pontos de vista, há também convergências ocasionais. Será decerto o caso quando se escreve que duas entidades -a Câmara Municipal e a Direcção do Convento de Cristo- que ao cabo de mais de um ano, ainda não conseguiram chegar a acordo para pôr de novo a dar luz os projectores que servem para iluminar a torre de menagem do Castelo dos Templários, estão se calhar a aliviar-se para os contribuintes todos, que são quem lhes paga.
Que outra explicação para os tomarenses e os visitantes verem durante a noite um castelo templário decapitado, porque sem Torre de menagem, que é a sua cabeça? Alardear poder sem limites? Total incapacidade? Simples palermice?

Resultado de imagem para imagens nocturnas castelo dos templários de tomar
Resultado de imagem para imagens do castelo dos templários em tomar

Uma coisa é certa: Convento e Castelo são geridos pela DGPC do Ministério da Cultura, que para aqui nomeou uma chefe de divisão, ao que consta especialista em exposições temporárias. A iluminação exterior, vá-se lá saber porquê, depende da Câmara municipal. De forma que, para poder reparar os tais projectores avariados, os funcionários municipais, ou os técnicos encarregados de resolver o problema, têm de pedir as chaves ao funcionários do Convento. Complicadíssimo, como se constata. Por isso, a Torre de menagem está às escuras há perto de dois anos. Com uma notável execepção: durante a Festa templária esteve iluminada. Certamente por influência da alma do Gualdim. 


Há uma outra explicação possível, que me ocorreu ao olhar uma vez mais para o monumento ao soldado desconhecido da primeira grande guerra, a de 1914-1918. Apesar de já o ter olhado centenas de vezes, só agora notei que, apesar de estar em posição de combate, o soldado está de capote e com a marmita às costas. O capote é por causa do frio, que naquelas paragens do nordeste francês é mesmo a sério. Quanto à marmita, cem anos depois ainda tem a mesma utilidade. No meu tosco entendimento, é por andarem todos preocupados com marmita que trazem às costas, que estamos como estamos e que a Torre de menagem continua às escuras. Ninguém quer perder a marmita, agora mais conhecida por gamela, ou manjedoura do Estado.
(Já sei! Já sei! Algumas mentes mais tacanhas, que por isso mesmo se julgam brilhantes, vão alegar que também o autor destas linhas vive à custa do Estado, uma vez que é aposentado da função pública. Estão errados, como quase sempre, esses espíritos brilhantes. Quem escreve estas linhas vive de algumas rendas privadas e da sua aposentadoria. Esta provém dos descontos legais que efectuou ao longo de 39 anos, e não das benesses do Estado. Estamos entendidos, de uma vez por todas? Convém nunca confundir toalhas com panos de cozinha, nem bexigas de porco com lampiões eléctricos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário