terça-feira, 17 de outubro de 2017

A autarquia e o respeito pelos cidadãos

Esta foto foi obtida na tarde de terça-feira, 17/10/2017 e mostra um aspecto das obras actualmente em curso na Casa Vieira Guimarães, ao fundo da Corredoura:


Trata-se de obras indispensáveis, que consistem basicamente na limpeza e posterior pintura das fachadas. O problema reside na maneira como estão a ser feitas. Mais precisamente no que se refere aos andaimes. 
Se fosse um prédio particular, tinha de haver uma licença de ocupação da via pública e, naturalmente, um obrigatório corredor de circulação para os peões. Porque é óbvio que durante a lavagem e a pintura do prédio, não se pode transitar pela galeria sob os andaimes, que de resto foi vedada, o que está correcto em termos de prevenção.
Tratando-se de uma obra da autarquia, não há corredor de passagem para peões. Dava muito trabalho. Os cidadãos que se desenrasquem, usando a faixa de rodagem dos veículos. Ou atravessando para o lado oposto, obrigatoriamente fora da respectiva passadeira. 
É apenas um detalhe, porém muito elucidativo no que concerne ao respeito pelos direitos dos cidadãos. Se houver um acidente, será apenas mais um azar. Como no caso dos incêndios.
Não se trata obviamente de criticar os eleitos, que não podem ver tudo nem estar em toda a parte. Mas há funcionários para fiscalizar estas coisas, que pelos vistos andam distraídos. Porque será? 

Sem comentários:

Enviar um comentário