domingo, 27 de agosto de 2017

Desalento

O prometido é devido. Após uma semana de silêncio, Tomar a dianteira 3 está de regresso. Durante esses dias, em vez de deitado nas areias cálidas junto ao mar, foi por aí, movido pela curiosidade, acicatado pela comparação. La Rioja, Burgos, S. Sebastião, Lourdes, Andorra, Barcelona, Saragoça, Ávila, Madrid, foram locais de poiso. O resumo final não é mesmo nada encorajador. Pelo contrário, impera o desalento. Quem anda usualmente por aí e gosta de pensar, não pode deixar de saber porquê.
Em todo o circuito encontrei um único exemplo comparável com Tomar. Foi em Saragoça, uma cidade bem maior, (600 mil habitantes), porém com um problema idêntico a aguardar resolução:




O Ebro, um dos três grandes rios espanhóis (os outros dois são o Guadalquivir e o Tejo), está a necessitar com urgência de uma dragagem geral. Tal como o Nabão. Sob pena de poderem vir a aparecer a breve trecho cianobactérias, toxinas geradas por algumas algas, que são mortais para animais e humanos, caso bebam a água infestada. Está já a acontecer em França, onde há lamentar a morte de 13 cães, segundo o Le Monde:


Convém portanto fazer algo quanto antes. Tanto mais que no Nabão há por vezes jovens que se banham junto à Ponte Velha e a jusante da Ponte do Flecheiro, ignorando o perigo que correm.
Não consta que as cianobactérias, geradas pela fermentação das algas azuis, tenham o hábito de avisar antes de aparecerem.

Sem comentários:

Enviar um comentário