quinta-feira, 20 de julho de 2017

Na desportiva

Há para mim, nesta altura de férias anuais para tantos outros, duas actividades desportivas que acompanho com interesse. A Volta à França em bicicleta e a Maratona tomarense das autárquicas. Claro que não vou alongar-me sobre o tour gaulês, nesta altura a atravessar os Alpes, a parte mais acidentada da prova, pois todos podem seguir a competição alternadamente na RTP 1 e RTP 3. Não me perguntem porquê, pois também não entendo tal alternância.
Ao contrário da prova ciclista além Pirinéus, a maratona tomarense das autárquicas continua a passo de caracol alentejano. Ontem por exemplo, no noticiário local, os três factos novos eram, por esta ordem, o reaparecimento da candidatura PSD, o ordenado dos autarcas e a rotura de uma canalização, quando tentavam colocar um daqueles painéis publicitários king size, como manda a tradição.
À cautela, pois procuro sempre evitar ser enxovalhado na medida do possível, sobre o primeiro assunto limito-me a recomendar a leitura atenta dos comentários a esta mensagem. Considero ser do "melhor" que já se produziu nessa área por estas bandas. Outro tanto recomendo àcerca do vencimento da autarca Anabela Freitas. Convém, também aí, ler e meditar os respectivos comentários
Resta a antes referida rotura, prontamente reparada pelos SMAS, apesar de ao que consta lutarem com falta de pessoal. O que é bem possível, no que concerne aos lugares em que é mesmo preciso trabalhar.
Esta última ocorrência conta-se em poucas linhas. Ao abrirem um buraco para instalar os postes de um gigantesco painel eleitoral, na rotunda frente ao quartel do 15, furaram inadvertidamente uma conduta de água. Digo inadvertidamente, pois estou seguro que antes havia sido fornecido àqueles trabalhadores o indispensável mapa urbano de implantações subterrâneas. Mais a mais tratando-se de propaganda da actual presidente. Deviam saber portanto que passava ali uma canalização, mas se calhar ninguém lhes disse a que horas. Donde o pequeno incidente.
Atento, um dos cães de fila ao serviço da candidatura Anabela Freitas, avançou logo: Agora só falta... Leia o resto nos comentários aqui, que no meu entender vale bem a pena. Sobretudo aquela transição imediata para a candidatura adversária.
Conclusão minha: É cada vez mais agradável e intelectualmente estimulante viver em Tomar, aí procurando exercer os seus direitos de cidadania. Desde que, ao regressar a casa, se tenha sempre a cautela de lavar o calçado, por causa do cheiro. 
Por enquanto, a candidatura de Anabela Freitas vai de vento em popa, sobretudo devido a não haver adversários à altura, no que concerne a actividades de pré-campanha. Na recente apresentação da respectiva Comissão de honra, que integra 87 personalidades, umas mais conhecidas que outras, constatou-se isso mesmo. Entre os 87, há gente do BE, do PCP, do PS, do PSD, do CDS e até do PNR.  É um bom sinal para a candidata. Tal como começam a abandonar o navio quando pressentem o naufrágio próximo, os ratos também são sempre os primeiros a embarcar, quando lhes cheira a viagem rumo a bom porto, com o porão a abarrotar de comida... Oxalá não estejam enganados.

1 comentário:

  1. Entrei no site "Tomar na Rede" para ler o post "Número da semana: 4.433,52 euros". Li os comentários. Averiguei se havia background para este tema nos últimos posts, já que o texto em si não tinha. Nos últimos sete dias não havia. Fi-lo por saber que o autor do site (e proprietário) é jornalista, creio que encartado. Cada um pense agora o que quiser. Esta é a parte séria deste comentário.

    Mas há um comentário nesse post que me deixou deveras bem humorado (Anónimo - 18 de julho 2017, 19H45), que transcrevo:

    "e ISSO TEM HAVER COM O QUÊ SENHORES DA TOMAR REDE? OS OUTROS PRESIDENTES ANTERIORES Á ANABELA FREITAS TAMBÉM NAO TINHA ORDENADO? PARACE HACER AQUI POR ESTES MENINOS QUE NAO TEM NEM SÃO INDEPENDENTES EM RELAÇAO A POLITICAS NESTA CIDADE...NÃO É CRIME OU PARA OS MENINOS É CRIME ESTE ORDENADO? QUEREM SER GRAUDOS MAS SAO MUITOS PEQUENINOS INFELIZMENTE ASSIM NAO FECHEM...."

    O Anónimo em causa fez tudo o que podia e não podia para não deixar quaisquer pistas que o identificassem: começou com letra pequena e foi de abalada em maiúsculas, não fosse a letra... tramá-lo, e polvilhou o texto com inúmeros erros ortográficos, e não só. Nota-se que o fez deliberadamente. Há assim tanto medo na minha terra, a mais linda cidade de Portugal? Esta é a parte cómica.

    ResponderEliminar