sábado, 3 de junho de 2017

Uma monumental bofetada na informação local

Programa da RTP 1 denuncia situações escandalosas no Convento de Cristo

Alertado por um amigo jornalista,  acabo de assistir ao programa Sexta às 9, na RTP 1, sobre o Convento de Cristo e um pouco do que por lá vai infelizmente acontecendo. Não adianta alongar-me sobre o tema. O essencial acaba de ser noticiado e pode ser visionado aqui. Resta apenas enumerar os assuntos focados e comentar: Desmandos e destruições durante filmagens recentes, fraudes na venda de bilhetes de entrada, funcionários que nunca são controlados, (alguns dos quais se limitam a ir lá assinar o ponto uma ou duas vezes por mês), clima de medo, pessoal do Convento que na realidade trabalha em casa da directora, câmaras de vigilância que não funcionam. A tudo isto se pode ainda acrescentar que, a dada altura, os quartos existentes no Claustro dos Corvos eram cedidos ao ano por determinado preço, a quem quisesse dispor de um clandestino ninho de amor. Ignoro se tal prática terá sido entretanto ultrapassada.

Resultado de imagem para imagens convento de cristo tomar a dianteira


Andreia Galvão, chefe de divisão do IGESPAR e directora do Convento de Cristo. O responsável pelo Convento de Mafra, que nem sequer está classificado como Património Mundial, tem a categoria de director de departamento. Será por estar mais próximo de Lisboa? (Foto copiada de TomatTV)

Ao conseguir que funcionários e ex-funcionários, incluindo ex-directores, denunciassem semelhantes atropelos ao normal funcionamento, a equipa da RTP, que veio de Lisboa, deu sem querer uma monumental bofetada na informação local que temos. Porque a triste verdade é esta: Jornalistas de Lisboa não tiveram grande dificuldade para descobrir aquilo que praticamente sabem há muito todos aqueles que em Tomar se interessam pela defesa do património. Que a gestão do Convento de Cristo pelo IGESPAR, além de uma aberração é um escândalo. Como certeiramente resume este anónimo em Tomar na rede:

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA. A SENHORA DIRECTORA, CASO ESTEJA NO SEU LOCAL DE TRABALHO ( ANTES DO ALMOÇO, CLARO) NÃO SE APERCEBEU DE NADA?
Perante tudo isto, que nalguns casos já dura há anos, os da informação local não sabiam de nada? São surdos e invisuais?
Vão alegar certamente que eu também não disse nada a esse respeito, o que é verdade. Tenho contudo várias razões para essa minha posição. Antes de mais, não sou nem nunca fui jornalista. Não vendo nem vivo da informação ou da publicidade. Além disso, estando desde há muito ao corrente de vários dos escândalos agora denunciados pela RTP, (e até de alguns outros), tomei conhecimento de que a senhora presidente da Câmara está desde há meses a tentar conseguir junto do governo que a gestão do Convento de Cristo seja transferida para Tomar, o que acontece pela primeira vez desde o 25 de Abril. Resolvi por isso abster-me  transitoriamente nessa matéria, como forma discreta de apoio, uma vez que existe neste país, como é sabido, uma tradição condenável, mas extremamente resistente: Agitar as águas sem o sentido da oportunidade, é ajudar a manter tudo como está.
Quanto aos responsáveis pela informação local, que argumentos têm para justificar o ensurdecedor silêncio do costume? Será que vão finalmente aprender alguma coisa com esta monumental bofetada da RTP?
Segundo a conhecida expressão popular, só os burros é que não mudam. Para melhor, claro. Para pior já basta assim.

2 comentários:

  1. Rebaldaria completa! Mas as manigâncias na bilhética... Uma vergonha!
    É claro que a sra. diretora vai demitir-se.

    ResponderEliminar
  2. Rebaldaria completa! Mas as manigâncias na bilhética... Uma vergonha!
    É claro que a sra. diretora vai demitir-se.

    ResponderEliminar