sexta-feira, 2 de junho de 2017

Um abuso nas barbas do executivo camarário



Estas duas fotografias mostram um abuso, sem margem para dúvidas. Um dos cafés da Praça da República, justamente o que está mais próximo dos Paços do Concelho, resolveu aumentar a área da esplanada. Colocou três mesas no tabuleiro da praça propriamente dita, no espaço reservado para os bancos públicos. De tal forma que, caso nada seja feito entretanto, um dia destes vamos ter um alegre convívio entre os "desgraçados" dos bancos públicos, sem dinheiro para mais, e os "abonados" da esplanada invasora, eventualmente alardeando dinheiro mal arrumado.
Há duas hipóteses básicas: Hipótese A - Trata-se de um abuso na ocupação do espaço urbano, que é público e gratuito, pelo que a autarquia deve intervir quanto antes para lhe pôr fim. Hipótese B - A Câmara licenciou ou autorizou verbalmente a referida ampliação e nesse caso resta-lhe anular o erro evidente.
Dirão os mais conformistas que se trata afinal de coisa pouca. Depende dos pontos de vista. Por ser bem sabido que certa gente tem tendência a pegar no braço, quando apenas se lhe dera a mão. E porque há um problema de limpeza urbana. 
Até agora tem havido um acordo cumprido por ambas as partes: Os funcionários da autarquia limpam o tabuleiro da praça e respectivas vias adjacentes, excepto a zona das esplanadas. Os proprietários das esplanadas providenciam cada qual a limpeza da sua. 
Na nova situação, quem limpa o quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário