sábado, 24 de junho de 2017

Portugueses, chineses e tomarenses

Onde deve ficar a estátua de D. Gualdim Pais? Já votou aqui do lado direito?

A notícia é de ontem e pode ser lida aqui. Uma grua-torre de grandes dimensões caiu, na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, provocando dois feridos graves. Um dos feridos é um cliente do hotel que foi atingido pela grua. Ignoram-se as causas do acidente, que não é assim muito raro em Portugal.



Queda de grua deixa trânsito cortado há mais de 12 horas no centro de Lisboa

Por razões que devem existir, mas me escapam, decerto porque não integro o honrado universo da construção civil, em Portugal e em Tomar rara é a obra, por muito pequena que seja, onde não haja uma grua-torre. Daquelas tipo quanto maior melhor. É uma situação que me parece estranha, sobretudo após o que tenho visto por esse Mundo fora.
Na China, por exemplo, alguma sinalização horizontal nas estradas é feita com cacos de porcelana embebidos no asfalto, conforme mostra esta foto:


Contudo, apesar de tal actividade manifestamente artesanal e por isso ultrapassada, os mesmos chineses edificam prédios com dezenas de andares, usando apenas andaimes de bambú e plataformas elevatórias:


Porquê então tanta grua-torre em Portugal? Que responda quem souber. Por agora, o que me preocupa é a gigantesca grua-torre, instalada mesmo ao lado dos Paços do Concelho, cuja lança ou braço ultrapassa largamente os limites da obra, invadindo o espaço aéreo de vários prédios, incluindo um do outro lado da Rua Joaquim Jacinto. Isto só para reconstruir um imóvel com apenas dois pisos acima da cota de soleira. Se calha a ser um arranha-céus, imagina-se o aparato do material necessário:




O meu ponto é este. Dos construtores civis não espero grandes rasgos, sabido como é que se trata de honrados cidadãos, porém em geral com cultura apenas mediana. Mas os senhores técnicos municipais, que têm formação superior, cultura e muita competência, porque autorizaram semelhante barbaridade? Com que fundamentação técnica? Oxalá que não; mas se um dia destes a grua cai, causando feridos e outros prejuízos, de quem será a culpa? Minha, por ter falado no assunto?
Deixem-se portanto de atitudes mais próprias de labregos e procedam de forma a que a grua seja retirada quanto antes. Por ser manifestamente apenas para impressionar o dono da obra. Um modesto guincho de tripé faz o mesmo trabalho. Mas é muito menos espalhafatoso, espectacular, como se diz agora. Lá isso é verdade!

Sem comentários:

Enviar um comentário