quarta-feira, 21 de junho de 2017

Informação, votos brancos e votos nulos

                     Já votou aqui ao lado? Olhe que o prazo termina dentro de algumas horas...                                                     


 VOTOS BRANCOS E NULOS

Freguesias                                            2013                      2016

Além da Ribeira/Pedreira.................... 9.02%....................3,64%
Asseiceira..........................................7,55%....................2,28%
Carregueiros.......................................6,58%....................2,64%
Casais/Alviobeira..............................10,94%...................3,64%
Madalena/Beselga.............................10,15%...................2,25%
Olalhas.............................................10,46%...................2,46%
Paialvo...............................................7,78%....................1,80%
Sabacheira.........................................6,29%....................1,24%
Serra/Junceira....................................9,63%....................3,11%
S. João/Santa Maria...........................9,19%....................2,67%
S. Pedro............................................6,98%....................3,23%

A peça anterior, de ontem, noticiou o muito elevado incremento dos votos brancos e nulos nas recentes legislativas francesas, fazendo-se depois a ligação com aquilo que poderá vir a ocorrer em Tomar. É óbvio que os eleitores que optam pelo voto branco ou nulo o fazem ou por vingança (o que será relativamente raro), ou quase sempre por nítida falta de informação. Pretendem votar, porém não sabem em que candidato, na ausência de elementos de apreciação. Pode-se portanto afirmar que a percentagem de votos brancos e nulos aumenta em sentido inverso à informação dos eleitores. Quanto mais informação adequada ao eleitorado, menos votos brancos e nulos.
Uma vez que grande parte dos candidatos tem dificuldades, tanto na comunicação escrita como na oral e no concomitante suporte técnico, não espanta que procurem sacudir a água do capote respectivo, negando tanto quanto possível a óbvia relação falta de informação = voto branco ou nulo. Se o não fizessem, estariam obrigados a produzir informação bastante para suprir o actual vazio, por demais evidente. Assim, negando ou fingindo ignorar, pode ser que não venha a ser preciso.
O quadro supra, elaborado a partir do dados oficiais do MAI e da CNE, não permite dúvidas. Entre as autárquicas de 2013 e as presidenciais de 2016, no concelho de Tomar a percentagem de votos brancos e nulos veio por aí abaixo. Das três freguesias que em 2013 registaram mais de 10% de brancos e nulos,  só Casais/Alviobeira ultrapassou em 2016 os 3,5%, sendo acompanhada por Além da Ribeira/Pedreira, que em 2013 chegou aos 9,02%.  A grande maioria teve taxas inferiores a 3%.
Em conclusão, o citado quadro mostra claramente que os candidatos são os grandes responsáveis pelo aumento da taxa de votos brancos e nulos, ao não fornecerem aos eleitores informação fidedigna, atempada e completa, lacuna suprida nas presidenciais pelos tempos de antena na TV. Assim sendo, se  nas próximas autárquicas o desastre se repetir, e os candidatos vierem a verificar que foram afinal os grandes prejudicados, só terão de se queixar de si próprios.

Sem comentários:

Enviar um comentário