terça-feira, 6 de junho de 2017

Eu não disse?!

Em escrito anterior, que pode ser lido aqui, afirmei que, na sequência de toda a justificada  celeuma por causa dos graves desmandos, ocorridos no Convento de Cristo e noticiados no programa Sexta às 9 da RTP 1, acabariam por mudar qualquer coisinha, para que tudo possa continuar na mesma. Pois acabo de ler um longo e excelente trabalho de Alexandra Carita, no Expresso online de hoje, cuja leitura atenta recomendo vivamente. Aí se fica a saber que a directora do Convento foi de férias e o Ministério da cultura só prestará declarações após a conclusão do inquérito (rigoroso como sempre, claro!) entretanto já ordenado.
Com a directora em férias muito oportunas e o ministério aguardando conclusões idem idem, Alexandra Carita lá conseguiu que alguém ligado ao IGESPAR falasse sobre o evidente desastre de lesa-património:


Em resumo, tomarenses e portugueses, podeis continuar a dormir descansados. Não aconteceu nada de grave no Convento de Cristo. Há realmente alguns estragos, mas que são normais num monumento cheio de pedras velhas. São afirmações de Álvaro Barbosa, arquitecto, ex-professor do ensino básico, ex-director do Convento de Cristo e técnico superior do IGESPAR, que reside em Tomar há dezenas de anos. Por outras palavras:
O restauro do coroamento do Coro alto manuelino, que aguarda há sete anos, a entrada inadequada e miserável, as longas filas, o horário de funcionamento demasiado curto, o clima de medo, as criadas e criados à custa do erário público, os funcionários que só lá vão uma vez por mês assinar o ponto, os alegados desvios de dinheiros na bilheteira, as árvores desaparecidas do Claustro da Hospedaria, as 40 botijas de gás, a fogueira de grandes dimensões, os entraves às visitas, afinal é tudo normal. O Convento já tem muitos anos, "a pedra é velha e vai caindo".
E uma alteração profunda da actual situação? Não convém nada, pois não? 

1 comentário:

  1. Afinal no Convento de Cristo não se passou nada, nadinha. Foi tudo normal, esteve sempre tudo controlado. E é normal os turistas sentarem-se nas pedras e arrancaram bocados delas. E também quando o calor aperta há pedras que estalam.
    Partiram-se umas duas ou três telhas a instalar o sistema de rega sobre o local pirotécnico.
    Portanto, tudo normal. O técnico Barbosa informou e está informado.
    Venha de lá um novo filme para deixar mais uns cobres nas mãos da tutela e (quem sabe) de algum (alguns) tutelado (s). E siga a marcha de S. Álvaro e outros santinhos do Convento. E viva a rabalbaria!!!!!!
    http://observador.pt/2017/06/06/o-que-se-passou-afinal-no-convento-de-cristo-sempre-esteve-tudo-controlado/

    ResponderEliminar