segunda-feira, 5 de junho de 2017

Complica-se o caso Convento de Cristo

Enquanto a petição para a substituição da directora do Convento de Cristo já vai a caminho das 1.700 assinaturas em poucos dias, o caso das filmagens complica-se. O realizador visado afirma, em declarações reproduzidas pela TomarTV, que apenas protegeu o monumento. Nega portanto qualquer responsabilidade no sucedido.
Pode considerar-se que como prevaricador tem razão, mas só até certo ponto. Defende-se, dizendo que se limitou a fazer aquilo para que lhe foi dada autorização, empurrando assim qualquer culpa para a directora do monumento e para o IGESPAR que a tutela. É porém falso que nada tenha destruído ou mandado alterar. No Claustro da Hospedaria, por exemplo, havia árvores adultas como se pode ver nesta fotografia:

Resultado de imagem para imagens claustro da hospedaria do convento de cristo em tomar a dianteira

E essas árvores desapareceram entretanto:


Por conseguinte, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Que a produtora do filme tenha pago para fazer tudo o que fez, estamos de acordo. Só falta saber quanto e a quem pagou. Mas armar-se agora em protector do Convento, isso não. Os tomarenses podem ser um bocado parados e estar pouco interessados no que acontece na Casa grande da Ordem de Cristo. Não são contudo parvos, nem nada que se pareça. E aguardam com alguma expectativa o desenrolar da querela. Quem são os culpados? Quem vai ser punido? Como e por quê? Quando?

ADENDA ÀS 18H56 DE 05/06/2017

Entretanto a petição já ultrapassou as 2.460 assinaturas. Faça algo por Tomar, assine você também. AQUI

ADENDA ÀS 06H25 DE 06/06/2017

A petição já conta com 2.831 assinaturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário