segunda-feira, 22 de maio de 2017

Tomar a dianteira e as autárquicas

No final de Abril, Tomar a  dianteira enviou a TODOS os órgãos de informação local uma oferta de colaboração para a cobertura conjunta das próximas eleições. Essa mensagem indicava um prazo limite para a resposta, o qual já foi largamente ultrapassado. Nenhum dos contactados respondeu, exactamente como fora previsto, pois a referida missiva se destinava apenas a confirmar uma situação de facto: a total incompatibilidade entre Tomar a dianteira por um lado e TODOS os outros meios informativos locais, por outro lado.
Têm toda a razão os órgãos contactados. Estão no mercado, precisam de sobreviver, pelo que não podem contrariar ou sequer desagradar quem lhes paga publicidade, e dispõem todos de brilhantes equipas de jornalistas credenciados. Ao invés, Tomar a dianteira não passa de um blogue feito por um amador, ainda por cima abaixo de mediano e sem carteira profissional de jornalismo, imaginem.
Fica assim devidamente esclarecida a situação. Entre este blogue e a comunicação social difundida em Tomar não há qualquer relação. Nem boa nem má. Nenhuma mesmo. O único prejudicado será Tomar a dianteira, com uma média diária de apenas 500 visionamentos, pois os outros órgãos felizmente vão de vento em popa. Tanto em qualidade quanto em audiência.
Acontece isto num contexto local que os tomarenses bem informados pelos ditos órgãos há muito que conhecem. Tomar a dianteira não vai por isso repetir o que já tanta vez foi escrito nestas colunas que tanta azia provocam usualmente. Desta vez limita-se a reproduzir e comentar um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião do executivo camarário desta tarde:

"Nº 08 - CEDÊNCIA DE GASÓLEO AO UNIÃO DE TOMAR (2825/ENTE/DAJA/2017) Proposta da Presidente da Câmara, referente à informação nº 2477/2017, do Departamento de Obras Municipais, submetendo à ratificação do Executivo Municipal a cedência de gasóleo para abastecimento do autocarro do União de Tomar para deslocação a S. João da Madeira, originando uma despesa de 366,00€ (trezentos e sessenta e seis euros), pelos fundamentos apresentados. Proposta de deliberação: Ratificar o despacho que, ao abrigo do nº 3 do artigo 35º do anexo à Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, autorizou a cedência."

Temos assim que a Câmara também fornece gasóleo grátis a uma colectividade local, que beneficia igualmente de outros subsídios camarários; que esse combustível se destina a um autocarro dado pela Câmara a essa mesma agremiação, e que finalmente, o dito autocarro consome mais ou menos, de acordo com os dados do documento acima reproduzido, mais de um euro por cada quilómetro percorrido. 
Sairia mais barato sustentar um burro a pão de ló, mas isso só era possível se ainda houvesse burros em Tomar, o que, como todos bem sabemos, não é de todo o caso.

Pode-se assim concluir que a situação tomarense é cada vez mais brilhante e promissora, uma vez que até os clubes desportivos locais já beneficiam de ajuda municipal para o combustível, e sabe-se lá que mais. Num tal contexto, não passando Tomar a dianteira de um reles blogue amador só para entreter, adopta-se o seguinte princípio para a cobertura das próximas autárquicas:

1 - Tomar a dianteira só comparecerá e/ou participará nos eventos políticos para os quais receba convite em tempo útil e por escrito;
2 - Tomar a dianteira manifesta total disponibilidade para entrevistar e publicar as entrevistas dos candidatos que o solicitem por escrito  E SÓ DESSES.
3 - Naturalmente, Tomar a dianteira continuará, como previsto, a fornecer informação comentada em regime aberto e gratuito até ao final de Outubro do ano corrente, pedindo desde já desculpa aos leitores por qualquer falha provocada pela falta de acesso às fontes, na verdade pouco interessadas numa sociedade bem informada, aberta, livre e plural, onde caibam todos.

Para qualquer contacto: anfrarebelo@gmail.com








Sem comentários:

Enviar um comentário