segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tais pais tais filhos

Numa daquelas iniciativas municipais que têm tendência a ocorrer sobretudo em anos de eleições autárquicas, reuniu a Assembleia Municipal Jovem, no salão nobre dos Paços do Concelho, e a Rádio Hertz acompanhou os trabalhos. Como que a mostrar que se tratava de uma iniciativa eleitoral, da oposição só compareceu o vereador da CDU.
Abriu os discursos o senhor presidente da Assembleia Municipal, logo seguido da senhora presidente da Câmara, que a dada altura recorreu à errada expressão "tem a haver com", em vez de tem a ver com, o que não parece nada indicado perante duas ou três dezenas de alunos. Mas aconteceu. (Ver adenda no final deste comentário).

 Captura de ecrã do video da Hertz

Confesso que, habituado a aulas de 50 minutos durante 36 anos, não consegui paciência para ir mais além, no vídeo que tem quase 82 minutos. Dessa minha audição resultou um rol de propostas que passo a indicar: Maior ligação ao rio Nabão, com a instalação de um parque aquático; facultar mais actividades desportivas gratuitas em todo o concelho; aulas gratuitas de tiro com arco e incremento das actividades culturais; loja de produtos informáticos topo de gama; cinema na cidade e no concelho; disponibilização de bicicletas municipais de uso gratuito; marcação de percursos pedestres no concelho; reabertura dos campos de futebol que estão em manutenção; requalificação  e construção de novos sanitários públicos; colocação de cadeiras de plástico nas bancadas do estádio; reabilitação do cinema; construção de um centro comercial; mais eventos culturais e atléticos; instalação de um parque de diversões. Uma bela série, plena de realismo, salvo uma ou outra excepção, como por exemplo o caso dos sanitários públicos.

Captura de ecrã do video da Hertz

Puxou a Hertz para título da notícia, (bem a meu ver), uma importante reivindicação dos jovens deputados: Cinema na cidade e no concelho. É assim mesmo. Não basta o esforço da cedência gratuita semanal do Cine Teatro Paraíso, ao Cine Clube de Tomar, (do qual sou sócio), nem as sessões cinematográficas estivais à ilharga da piscina Vasco Jacob. Tem de haver cinema com as últimas novidades e por esse concelho fora. Pago pelos contribuintes todos, via orçamento municipal, está claro. Diria até mais. Uma piscina em cada freguesia logo que possível, não seria nenhum luxo. Idealmente com fornecimento gratuito de toucas e fatos de banho. De grandes marcas, pois então!
Está visto que no espírito desta juventude, formação profissional, emprego, investimento produtivo, habitação condigna, projectos geradores de mais valias, rigor orçamental, organização, adequação à realidade local, trabalho, trabalho e mais trabalho, é tudo uma seca das antigas. A Câmara só deve servir para garantir empregos pouco cansativos, dar subsídios, promover actividades desportivas e culturais gratuitas, disponibilizar bicicletas, facilitar transportes a preço reduzido, providenciar a recolha do lixo e facultar a ocupação de  tempos livres à população.
Tais pais tais filhos.

ADENDA

A senhora presidente da Câmara é uma boa oradora e está habituada a falar de improviso. Infelizmente não parece preocupada com a pontuação dos seus discursos, o que torna difícil transcrever os mesmos. No caso da expressão errada acima referida, foi possível reproduzir por escrito isto: ..."No caso são sete elementos que deriva daquilo que está na Lei autárquica que tem a haver com o número de habitantes que cada concelho tem..."
A expressão correcta teria sido "tem a ver com" = está relacionada com, resulta de... Pelo contrário,  a expressão usada pela senhora presidente remete para "tem a haver com" = lucra com, o que não faz qualquer sentido, uma vez que a Lei autárquica não lucra nada com o número de habitantes que cada concelho tem. E, estando com a mão na massa, a forma correcta teria sido: são sete elementos que derivam daquilo que está na Lei autárquica. Ou melhor ainda: são sete elementos, em conformidade com o estabelecido na Lei autárquica.

1 comentário:

  1. Já foi chamada à atenção (repetidamente) para este tem a haver, mas a Srª Presidente vai insistindo. O Sr. Vereador Bruno também vai repetindo a palavra Cambra em vez de Câmara.
    Enfim há que desculpar, porque estão mal habituados! Mas há que insistir para ver se encarreiram!!! E, já agora, com o aborto hidrográfico (também chamado acordo ortográfico) a língua de Camões leva cada cacetada que até mete medo!!!!!! E também há quem insista em linguajar no tom deste aborto. Enfim ... é a vida! Aguentem-se!!!!!!

    ResponderEliminar