sábado, 20 de maio de 2017

Recordar à malta nova...

Noticiou a informação local que no próximo dia 1 de Junho, Dia mundial da criança, vai haver desfile de três mil alunos das escolas, evocando os Descobrimentos portugueses, cujo berço, segundo as mesmas notícias, foi em Tomar. Pela mesma ocasião, haverá também uma regata de barcos miniatura, entre o Mouchão e a Levada. 
Fiquei menos pessimista, ao constatar que finalmente se volta a comemorar em Tomar o Dia da Criança com uma actividade ligada à História e outra ao rio Nabão, embora sem a indispensável ligação ao Dia mundial do ambiente, a 5 de Junho, o que lamento. É curioso que estas coisas aconteçam sempre em ano eleitoral, mas deve ser mera coincidência.
De qualquer forma, na qualidade de autor da ideia da primeira Regata de barcos miniatura e de antigo integrante da comissão organizadora do Festival de cinema para a infância e juventude, penso que seja útil recordar à malta nova, eventualmente antigos espectadores ou participantes, e agora organizadores, que o Mundo não começou ontem. E que  afinal nem sempre quem não concorda é assim tão mau como o pintam.
Três décadas mais tarde, é gratificante verificar que vale a pena inovar, pois sempre vai ficando alguma coisa. Mesmo com a nódoa da ingratidão e do esquecimento.






Sem comentários:

Enviar um comentário