domingo, 7 de maio de 2017

Macron é o novo presidente da França

Segundo a estimativa do grupo informativo integrado entre outros pelo Le Monde, Emmanuel Macron venceu a 2ª volta das eleições presidenciais, com 65,5% dos votos, contra 34,5% para Marine Le Pen. Será portanto o futuro e o mais jovem presidente da V República, bem como o mais jovem presidente eleito democraticamente no Mundo inteiro, pois tem apenas 39 anos. Para os leitores de Tomar a  dianteira terem uma ideia do programa que Macron pretende implementar em França durante o seu mandato de cinco anos no Eliseu, eis aqui um pequeno excerto:

Le candidat d’En marche ! ambitionne ainsi de réduire les dépenses publiques de 60 milliards d’euros sur le quinquennat, essentiellement en réduisant de 120 000 le nombre de fonctionnaires et en diminuant les dotations aux collectivités territoriales. Emmanuel Macron souhaite également supprimer la totalité des charges pour les salaires au smic ou encore suspendre le versement des allocations-chômage après le refus de plus de deux offres d’emploi « décentes ». Le candidat souhaite créer un système de retraite universel « avec des règles communes de calcul » et exonérer, en trois ans, 80 % des foyers français de taxe d’habitation.
En savoir plus sur http://www.lemonde.fr/election-presidentielle-2017/


"O candidato de Em marcha! pretende reduzir a despesa pública em 60 mil milhões de euros durante o mandato, essencialmente mediante a redução de 120 mil lugares na função pública [50 mil no Estado e 70 mil nas autarquias] e a diminuição das transferências para as autarquias e outras colectividades locais e regionais. Pretende igualmente suprimir totalmente os descontos obrigatórios para todos os que ganham o salário mínimo  e suspender o pagamento do subsídio de desemprego após a recusa pelo beneficiário de mais de duas ofertas de emprego "decentes". Ambiciona também criar um sistema universal de reforma "com regras comuns de cálculo" e exonerar em três anos 80% das famílias do pagamento da taxa de habitação."

Tradução e adaptação de António Rebelo

Sem comentários:

Enviar um comentário