terça-feira, 30 de maio de 2017

Autarcas a brincar ao turismo - 1

O turismo pedestre está agora na  moda em Portugal, uma vez amplamente conhecidas lá fora as nossas excepcionais condições de paz civil e de segurança. As caminhadas estão na ordem do dia e os nossos vizinhos espanhóis fazem o melhor que sabem para aumentar a afluência de peregrinos a Santiago de Compostela, o mais célebre destino de romagem da cristandade, logo a seguir a Jerusalém.
Tomar a dianteira 3 tomou conhecimento com satisfação de que a autarquia resolvera finalmente sinalizar o troço tomarense do Caminho Português de Santiago. Agora com a obra concluída, tendo em conta os conhecidos antecedentes, pés ao caminho para ver como estão as coisas. O percurso começou ao cimo da Corredoura, a primeira sinalização para quem vem do Castelo dos Templários pela Calçada de Santiago, ou S. Tiago em português:


A localização não é a mais adequada, mas sempre é melhor que nada. Descida a Corredoura, ultrapassada outra indicação no cruzamento à entrada da Ponte Velha, continuou-se até à Rua do Centro Republicano, onde houve uma surpresa:


Gente que anda por estas ruas nabantinas há mais de sete décadas, confessou a Tomar 3 a dianteira que estava convencida de que o Caminho de Santiago era pela estrada nacional 110, rumo a Coimbra. Donde a dúvida provocada por aquela seta apontando para esquerda. Seria um engano?
Trezentos metros mais adiante surgiu a resposta:


Ao fundo da Av. Egas Moniz, para quem venha da Rua de Coimbra rumo ao ex-Parque de campismo, lá está mais uma seta, desta vez apontando para a direita, na direcção das ruínas da Fábrica de Fiação.
Ultrapassando o que resta da velha unidade industrial, lá se foi ladeando a Vala da fábrica, com uma família de mochileiros estrangeiros caminhando cem metros mais à frente:


Gente habituada a caminhadas de turismo pedestre, como mostra a posição dos braços, destinada a inverter a força da gravidade na circulação sanguínea. E logo a seguir, acabou-se o asfalto:


Nova dúvida para Tomar a dianteira 3, apesar de tomarense: Será mesmo por aqui o secular Caminho Português de Santiago?
Resposta no próximo escrito.



Sem comentários:

Enviar um comentário