sábado, 13 de maio de 2017

Ao sábado acontece cada uma...

Clica uma pessoa no conceituado Tomar na rede e depara-se com esta sequência de temas: Duas caminhadas à escolha, Propostas para este sábado, Negociações entre PS e Independentes continuam, União de Tomar: eleições adiadas por atraso nas contas. Perante isto, forçoso é reconhecer que se trata de um cardápio de respeito. Eventualmente, até muito bem articulado, embora assim à primeira vista possa não parecer.
Desde logo, se há Duas caminhadas à escolha é provavelmente porque PS e IpT ainda não resolveram qual o caminho a trilhar até Outubro. Por isso têm as Propostas para este sábado, numa situação algo complicada, devido às eleições adiadas por atraso nas contas, apesar de a direcção unionista já estar fora de prazo, uma vez que o mandato terminou em Março.

Resultado de imagem para imagens de pedro marques e anabela freitas tomar
Foto Médio Tejo

Desconfio que, consciente de tais coincidências, o experiente José Gaio arranjou maneira de ser subtilmente irónico. Escreve ele, a concluir a sua notícia sobre as conversações PS-IpT, que "A integração de membros do IpT nas listas do PS e eventual ocupação de alguns lugares de nomeação política em troca do apoio dos IpT são os assuntos em cima da mesa."
Nesta altura da maratona eleitoral em curso, há ainda muitas perguntas sem resposta: O que terá levado os IpT a não concorrer? Porquê juntar-se ao PS e não à CDU, de onde vieram nomeadamente Fernando Oliveira, Rosa Dias, João Simões e José Neto? Que lugares estão em discussão? Pedro Marques novamente vereador, mas agora a tempo inteiro? E se o PS não ganhar, mesmo com a muleta IpT?
Tudo isto leva a supor que aquele "são os assuntos em cima da mesa" com que Tomar na rede fecha a postagem, traz água no bico. José Gaio é um jornalista com muita experiência, que até já foi funcionário municipal. Não ignora portanto que na política, nos negócios e na vida corrente, mais importante que os assuntos em cima da mesa são os acordos por baixo da mesa.
Assim sendo, vem à memória aquela alegoria dos perús recheados. Já se sabe que até Outubro os eleitores vão ter de escolher entre várias dessas aves. E também já se sabe qual o recheio. Só falta apurar quais os perús que entretanto foram comidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário