quarta-feira, 5 de abril de 2017

Estatísticas e hipocrisia

É um dado adquirido na urbe, por ser do domínio público. Praticamente ninguém lê o Tomar a dianteira. Excepto, naturalmente, meia dúzia de amigos que me fazem esse favor. E os 38 seguidores que assim assumiram a sua cidadania. Pouca gente, por conseguinte. menos de meia centena de pessoas. E funcionários municipais, nem pensar. A sua labuta diária é tão assoberbante e intensa que não lhes permite devaneios. Só umas idas aos cafés da praça, e mesmo assim...
Tendo em conta o que antecede, os dados seguintes mais não serão portanto que falsidades da Google, de onde foram colhidos:

Visualização de páginas do blogue Tomar a dianteira 3, entre 30 de Março e 5 de Abril de 2017

Quinta-feira, 30 de Março        502
Sexta-feira, 31 de Março          409
Sábado, 01 de Abril                270 
Domingo, 02 de Abril             289
Segunda-feira, 03 de Abril       436
Terça-feira, 04 de Abril            520

É bem visível que, aos sábados e domingos, o leitorado regular do blogue diminui bastante. O que só pode significar uma coisa: Muitos leitores são pessoas empregadas, que não têm equipamento adequado em casa, servindo-se durante a semana do computador de serviço. Assim, tendo em conta que:
A - Em Tomar, a grande maioria dos salariados são funcionários públicos;
B - É muito pouco provável, que médicos, enfermeiros, professores, gente do fisco ou da justica, tenham disponibilidade para ler blogues durante as horas de serviço;
Está-se mesmo a ver onde se situam os hipócritas que afirmam reiteradamente nunca ler Tomar a dianteira 3. E percebe-se até porque o fazem. Para não revelarem a falta de ocupação durante o horário laboral, nem a penúria doméstica em termos de equipamento informático.
Vivemos numa sociedade felizmente livre. Por isso, as acções ficam com quem as pratica. Só pretendo que saibam que eu também sei. Longe de mim qualquer ideia de acusar. Somos todos filhos de Deus, embora uns mais do que outros, como diria o Orwell. Esse mesmo, o do Triunfo dos porcos.
Dito isto, cabe acrescentar que, com gente de duas caras, como o feijão frade, nunca nenhum concelho conseguiu ir longe. Oxalá Tomar possa vir a ser a excepção, mas custa-me a crer.
Tinha-me esquecido, mas uma segunda leitura permitiu reparar o erro:

Visualização de páginas em Março              12.889
Histórico de visualização de páginas          118.258

Origem geográfica dos leitores:

Portugal             67.521
USA                  36.725
Brasil                  6.193
Rússia                 1.742
Suiça                   1.055
Inglaterra               775
França                    407



Sem comentários:

Enviar um comentário