terça-feira, 4 de abril de 2017

Chefes a mais

A notícia de que, num serviço da Segurança social, em Lisboa, havia um chefe para 4,5 subordinados, causou algum escândalo. Até o Conselheiro de Estado - Comentador (ou será o inverso?) Marques Mendes abordou o problema, no seu programa semanal na SIC. Para lamentar que, além do excesso de chefes, haja outras situações de muito duvidosa legalidade. Isto em Lisboa, onde os lugares na função pública são asperamente disputados. E em Tomar, qual é a situação na Câmara?
Do anterior sabe-se pouco, todavia o suficiente para muitas interrogações e preocupações. A autarquia gasta 40% do seu orçamento para pagar ao pessoal. Há pelo menos um serviço camarário onde factos recentes mostram que são os quadros superiores (ou alguns deles) a mandar, ignorando as orientações do poder político.
A situação é tal que, quando aqui há anos a presidência mandou instalar um dispositivo de controlo de assiduidade, o mesmo foi avariado pouco tempo depois, nunca mais tendo sido reparado. Só há pouco foi instalado um novo sistema, de malha demasiado larga. O controlo é feito apondo o dedo, mas na ausência de câmaras de video em funcionamento permanente e com gravação, nada impede que o funcionário saia sorrateiramente pouco depois de ter "posto o dedo", e regresse só quando bem entender, obviamente sem efectuar o controlo de retorno. Um dispositivo para mostrar e pouco mais.

Resultado de imagem para fotos de dispositivos de controlo digital

Após algum esforço, consegui apurar, de fonte fidedigna, que no DOM estão colocados 11 engenheiros e 99 funcionários diversos. O que dá um engenheiro para cada 9 funcionários. Nada mau, para uma autarquia de província. Mas há melhor.
No DGT, há 3 engenheiros + 5 arquitectos + 14 funcionários administrativos. Um quadro superior para  cada 1,75 funcionários. Não é uma maravilha? Muito melhor que na Segurança social da capital.
Uma vez que estamos em ano de eleições,  que a presidente já está a arder com mais de 10 mil euros de coimas, por causa da evidente falta de zelo de alguns funcionários superiores, e que a pré.campanha já começou. parece-me que seria uma excelente ideia publicar finalmente o quadro completo dos funcionários municipais. Sem nomes, naturalmente. Apenas o serviço, o cargo, o estatuto e a quantidade. Sem esquecer as respectivas benesses: 35 horas semanais, dispensa no dia de aniversário, várias tolerâncias de ponto anuais, um mês de férias, pausa de manhã e à tarde...
Talvez assim os que se consideram donos da casa baixassem depois um bocadinho a bola.
Porque nunca é prudente abusar demasiado.

2 comentários:

  1. Se isto é como vem aqui denunciado, é um escândalo.

    ResponderEliminar
  2. Achas que tenho alguma necessidade de mentir? Com que objectivo? Não sou candidato, nem tenho inimigos. Apenas divergências políticas. Portanto...

    ResponderEliminar