segunda-feira, 6 de março de 2017

Finalmente!

Mais de quatro décadas passadas sobre o advento da democracia e após montes de suspeitas, problemas, dúvidas, insinuações, perguntas, queixas, reclamações, uma autarca tomarense teve a coragem de solicitar uma auditoria externa ao Departamento de obras municipais, à Divisão de urbanismo e ao extinto Departamento de Urbanismo e gestão do território. Alegando estranheza ante a demissão do vereador Rui Serrano, que segundo ela continua por explicar cabalmente, Beatriz Schultz, vereadora do PSD actualmente em funções, lançou o petardo na última reunião, conforme pode conferir aqui. Tendo em conta que A - O campeonato já vai avançado; B - Já há outra auditoria prevista; C - É uma proposta que, bem vistas as coisas, embaraça a actual gestão PS, as anteriores maiorias PSD e até os mandatos de Pedro Marques pelo PS, (uma vez que a autarca laranja não especificou em que mandato deve começar a auditoria), bem como o eventual futuro mandato de Luís Boavida, é pouco provável que venha a vingar. E se chegar a vingar, muito provavelmente ficará pelo caminho. É a vida...



Três fotos da Cerrada dos Cães. A primeira, de 2012, ainda com as velhas pinheiras, plantadas em Março de 1960. As duas seguintes, de Janeiro de 2013, com as mesmas pinheiras já derrubadas por um pequeno temporal, porque o projecto aprovado pelos competentíssimos serviços camarários as deixou com as raízes à mostra. Como habitualmente, nunca ninguém foi responsabilizado. Venha a auditoria quanto antes!

Ainda que o ideal fosse uma boa sindicância oficial, daquelas em que os inspectores se instalam e mandam publicar editais, convidando os cidadãos a apresentarem as suas queixas, sugestões, informações e documentos, a proposta de Beatriz Schultz é de saudar, pela audácia e sentido de oportunidade que revela. Mormente tratando-se de investigar as sucessivas acções daqueles funcionários que desde sempre se consideram a élite, o motor e a alma do município, estando por isso mesmo acima de qualquer suspeita.
A formação bastante lacunar em ciências humanas da maioria dos nossos técnicos, leva-os por vezes a assumir posições cujas consequências finais ignoram. Essa de se considerar de facto acima de qualquer suspeita é uma delas. Porque em qualquer democracia do tipo ocidental, ninguém está acima, ao lado, abaixo, à frente ou atrás de qualquer suspeita. São todos funcionários, sujeitos ao estatuto comum, e cidadãos obrigados a respeitar as leis do país. O resto não passa de presunção mal disfarçada.
A ver vamos no que tudo isto vai dar. Mas o futuro nunca foi tão promissor em Tomar, nalgumas áreas-chave.

2 comentários:

  1. A proposta não é nada. mesmo nada inovadora, embora se queira fazer crer tal.
    O facto é que no inicio dos três anteriores mandatos os Vereadores dos INDEPENDENTES por TOMAR (Pedro Marques/Rosa Dias, Pedro Marques/Graça Costa e Pedro Marques) fizeram idêntica(s) proposta(s) de auditoria aos serviços camarários. Mas nessas alturas o PSD e o PS (as outras duas forças do Executivo entenderam-se para as "chumbar" sem apelo nem agravo. E tal nunca deve ser esquecido e nem se deve responsabilizar os IpT por inacção neste como noutros temas. Aliás a eles se deve a iniciativa do "portal da transparência", que fundamentadamente propuseram e foi aceite pelas outras forças políticas. O seu a seu dono!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É só uma impressão minha, ou não estamos a falar da mesma coisa? No caso da vereadora laranja não se trata de "auditoria aos serviços camarários", mas de auditoria ao Departamento obras municipais, à Divisão de urbanismo e obras particulares e ao ex- Departamento de Urbanismo e gestão do território. Não é bem a mesma coisa. Percebe-se que em ano eleitoral todos tentem afogar o peixe na água, tarefa que é cada vez mais difícil, senão mesmo impossível, por razões óbvias.

    ResponderEliminar