sexta-feira, 31 de março de 2017

Com gente assim...


O saudoso Manuel Martins, há pouco homenageado no "Tomar em revista", repetia amiúde que "Deus nosso senhor não tem culpa nenhuma de ser pai de tanto filho bruto." A ilustração acima prova que estava cheio de razão. Uma criatura bruta, visivelmente com problemas de fígado e bilis, volta e meia resolve macular o Tomar na rede com os seus vómitos. Sempre a coberto do confortável anonimato, claro!
Desta vez, essa tosca e irracional personagem, espalhou-se a todo o comprimento, como se passa a demonstrar:
A - O autor destas linhas e vítima do citado vómito não é eminência, pois tal vocábulo aplica-se sobretudo aos cardeais católicos, e ele nunca sequer frequentou o seminário..
B - Tão pouco o mesmo autor é emigrante, pois não abandonou Tomar por razões económicas, nem de forma prolongada. É apenas um turista sazonal, que passa o inverno longe da sua terra, como fazem milhões de outros cidadãos.

tResultado de imagem para fotos beira mar fortaleza
Vista parcial de Fortaleza, a partir de um dos arranha-céus da beira mar, cujo calçadão se prolonga por cerca de 6 quilómetros.

C - Chamar Reboleira brasileira à cidade de Fortaleza, que tem mais de dois milhões e meio de habitantes e é a capital do Ceará, um dos 27 estados do Brasil, com uma população comparável à de Portugal, mas uma superfície quase dez vezes superior, demonstra uma ignorância que entristece. Embora possa também provocar algum riso, que os pacóvios são sempre ridículos, sem disso se darem conta.
D- Além de tal enfiada de disparates, a dita criatura bruta visivelmente perdeu-se. O assunto era trânsito e estacionamento no Centro histórico. Decerto por manifesta carência de envergadura cabeçal, a lamentável e reles personagem, em vez de concordar, discordar ou tentar emendar, como seria curial, resolveu vomitar um pouco mais a meu respeito. E não é que quase acertou, ao apelidar-me de génio?! Realmente, a minha mãe quando eu nasci, no então Hospital da Misericórdia da Rua da Graça, escolheu Eugénio como nome de baptismo. Mas o meu padrinho que era militar, preferiu António, o nome do ditador de então. E assim ficou. Setenta e cinco anos volvidos, continua a haver nas margens do Nabão gente tosca que gosta de ditadores, embora de sinal contrário.
E - Diz também a tosca criatura que percebo de todos os assuntos. Na verdade, procuro manter-me informado, nomeadamente sobre todas as matérias que têm a ver com a minha terra, emitindo opiniões com nome por baixo, sempre que julgo útil. Será crime, nos tempos que correm? 
F - Queixam-se os tomarenses mais conscientes, que as coisas não vão bem, nem para lá caminham. Com gente como esta tosca criatura anónima, que não consegue estancar o vómito de bilis, estavam à espera de quê? Exemplares deste tipo, abandalham e conspurcam tudo aquilo de que se aproximam. E são incapazes de qualquer mudança. Por isso...

Adenda
Embora não a consiga entender, abstive-me de mencionar a atitude do administrador de Tomar na rede, o meu prezado amigo José Gaio. Não posso contudo resistir a 3 perguntas:
1 - O que o levou a acolher, apesar de usar a aprovação prévia, um comentário anónimo e pseudo irónico, nitidamente fora do contexto? Imagine-se uma sessão pública para debater o trânsito e o estacionamento em Tomar. Após a minha intervenção, alguém está a ver outro cidadão a dizer presencialmente o que a reles criatura do comentário supra garatujou?
2 - Vale tudo para tentar aumentar a audiência do Tomar na rede?

Actualização às 15H17, (hora de Fortaleza), de 01/04/2017
Entretanto um outro calhordas, eventualmente até o mesmo, (ou a mesma?), conforme a redacção parece indicar, rejubilou com o vómito. E, após insistir que sou um génio, opina que fiquei louco:

"Parabéns ao anónimo de dia 30, às 20.47. Conseguiu com apenas duas frases levar o génio à loucura. Eficácia é isto mesmo!"
Coitada da minha querida terra! Merecia melhor gente, mas parece só estar bem servida de aselhas e mentecaptos. Será do clima, pouco adequado para nabos de sequeiro?

Sem comentários:

Enviar um comentário