sábado, 11 de fevereiro de 2017

Escrita, leitura e iliteracia

Escrevo para desabafar, conforme já dito antes. Mas também para ser lido. Suponho que como todos os que escrevem. Um dos meus problemas é constatar que há leitores que não entendem minimamente aquilo que escrevo. O que, obviamente, provoca sérios desfasamentos. Ainda ontem alguém,  a coberto do anonimato, como sempre, comentou no Tomar na rede que sou ridículo e desumano porque defendo a supressão dos TUT. Dado que decidi não responder a anónimos, mantive-se em silêncio. Felizmente, outro anónimo julgou útil defender-me, restabelecendo a verdade factual. Aqui lhe expresso os meus agradecimentos.
Não é a acusação de ridículo ou desumano que me incomoda. Vindas de onde vêm, as coisas valem o que valem. Grave me parece ser que o autor da prosa em causa esteja muito seguro daquilo que escreveu. O que significa que não percebeu muito bem o que escrevi.
Procurando evitar, tanto quanto possível, futuros episódios semelhantes resolvi enveredar pela avaliação dos leitores de Tomar a dianteira. Não em todas as áreas, que isso seria demasiado complexo. Apenas na área da literacia financeira. Sirvo-me para isso de um pequeno questionário-teste, que li já não me recordo onde, e só por isso não menciono claramente a origem. Eis as 5 perguntas:

1 - Suponha que 5 irmãos receberam 1.200 euros de herança, que resolveram partilhar equitativamente. Quanto coube a cada um?
2 - Um dos irmãos resolveu acrescentar algumas economias ao montante recebido e fazer um depósito a prazo de mil euros, remunerado a 2% ao ano, isentos de impostos ou comissões bancárias, com acumulação de juros. Passados 5 anos, esse cidadão terá no banco menos de 1.100 euros, 1.100 euros ou mais de 1.100 euros?
3 - Você emprestou 100 euros a um amigo, que lhos devolveu passados dois meses. Quanto é que ele pagou de juros?
4 - Com uma inflação de 1,5% ao ano, dentro de 365 dias você poderá comprar o mesmo que agora? Menos que agora? Mais que agora?
5 - O euro está a baixar face ao dólar americano. É melhor para quem visita os USA? É a mesma coisa? É pior?

Tome nota das suas respostas, para poder comparar com a solução a publicar amanhã. Se, feita essa operação, concluiu ter errado mais de 2 perguntas, pode continuar a ler Tomar a dianteira. Mas seria melhor que procurasse leituras mais ao seu alcance. Obrigado pela sua paciência.

Actualização, às 09H10 de 12FEV17, Hora de Lisboa

Respostas às perguntas

1 - Cada irmão ficou com 240 euros.
2 - Mais de 1.100 euros.
3 - Não pagou juros.
4 - Menos que agora.
5 - É pior para para quem visita os USA.

Parabéns se conseguiu mais de duas respostas correctas. Só 41% o conseguiram no questionário original. Caso contrário, não desanime. Afinal, segundo a notícia, apenas 17% acertaram nas 5 respostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário