sábado, 21 de janeiro de 2017

O tempo dá sempre resposta

Várias vezes alertei neste blogue para a péssima norma autárquica tomarense, que obriga os proprietários de imóveis a instalarem as caixas para os contadores em plena fachada. Manifestamente, uma imposição de técnicos de pouca craveira, que apenas pensaram no conforto dos funcionários leitores. Como se a leitura de contadores no interior dos prédios fosse um tarefa fisicamente árdua, ou sequer complicada. Em contrapartida, colocar contadores no exterior dos edifícios tem vários inconvenientes, já antes aqui referidos mas que se voltam a indicar. 
Esteticamente, são um desastre sem remédio, nomeadamente em prédios velhos de séculos. Basta imaginar umas caixas para contadores na fachada dos Paços do Concelho, na antiga biblioteca municipal...ou nos próprios SMAS.
Em termos de privacidade, são um perigo evidente. Permitem, por exemplo, que qualquer assaltante minimamente organizado possa saber antes, mediante a leitura espaçada do contador, se a casa está ou não habitada. Permitem também eventuais actos de vandalismo, que podem ir até ao incêndio das caixas de plástico e ao roubo dos respectivos contadores.

Foto copiada do site da Rádio Hertz, a quem agradecemos


Há enfim um quarto inconveniente, no qual nunca falei anteriormente porque somos, como todos sabemos, um país de clima temperado. Assim sendo, caso tivesse avançado a hipótese de temperaturas negativas destruindo contadores de água por congelamento e os outros por avaria devida ao frio, teria sido imediatamente acusado de alarmista, pelas luminárias caducas do costume.
E vai daí, aconteceu mesmo. O tempo acabou por dar a resposta que eu pretendia. Só que não foi, por enquanto, o tempo cronológico, como eu pensava. Foi o tempo meteorológico. Conforme se pode confirmar aqui, ou aqui o frio intenso que se tem feito sentir em Tomar e no concelho, provocou o congelamento da água em alguns contadores colocados no exterior, avariando-os sem remédio.
Cerca de 50 contadores de uma assentada, é um excelente negócio para o respectivo fornecedor. E os SMAS nada perdem, uma vez que, assim ou assado, os consumidores não têm outro remédio senão pagar. Falta apenas apurar o que terá acontecido com os contadores da electricidade, igualmente ao relento por vontade dos senhores técnicos da autarquia.
De qualquer modo, mesmo que tenham sido só os da água a pifar, já valeu a pena. Para o fabricante, bem entendido. Por conseguinte, o meu conselho é este: Não façam caso daquilo que eu escrevo. São coisas de velho birrento. Continuem a obrigar os proprietários de imóveis a instalar as caixas para os contadores na fachada principal. Previsivelmente, tendo em conta a evolução recente, nos próximos anos já não haverá temperaturas assim tão baixas. E, com as sucessivas imposições idiotas da autarquia, dentro de alguns anos é até provável que já nem haja sequer proprietários de imóveis dispostos a aturar palermices evidentes.
Nessa altura poderemos então vir a ter processos judiciais, visando apurar em que se apoiaram afinal as cabeças da autarquia tomarense, para avançar com semelhante parvoíce. Não vejo outro caminho. Se há oposição no executivo, não se nota. E a Assembleia Municipal transformou-se no cartório notarial privativo do Município.
Bom proveito, à cabeça, à barriga e ao peito!

anfrarebelo@gmail.com

ACTUALIZAÇÃO

"Em Tomar dezenas de contadores de água rebentaram devido às temperaturas muito baixas que se registaram. Cerca de 75 contadores não aguentaram o congelamento da água que está no seu interior e acabaram por rebentar. Os SMAS não estão a conseguir acorrer a todos os incidentes e apelam à compreensão dos consumidores, deixando ainda conselhos para a população proteger os equipamentos que se encontrem no exterior.“
"Até esta sexta-feira, ao meio-dia, registámos o rebentamento de cerca de 75 contadores de água e prevemos que o número poderá aumentar, embora ontem [quinta-feira] tenha sido o dia com mais ocorrências”, disse a O MIRANTE Francisco Marques, director-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Tomar. O problema afectou também algumas bocas de incêndio."

O Mirante on line, 21/01/2017 O negrito e a cor azul são de Tomar a dianteira 3





Sem comentários:

Enviar um comentário