terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Denunciar um problema grave com argumentação falsa e cómica

Segundo a Rádio Hertz on line, a quem agradecemos:
TOMAR – Poluição no Nabão continua na ordem do dia. Partido Socialista quer respostas do Ministro do Ambiente

Os deputados Hugo Costa (que foi o primeiro subscritor), António Gameiro e Idália Serrão, eleitos pelo Partido Socialista no distrito de Santarém, querem respostas do Ministro do Ambiente em torno dos focos de poluição que, desde há largas semanas, estão a ser registados no Nabão. No texto que “dá corpo” ao pedido de esclarecimentos, é referido que o rio «está intrinsecamente ligado à cidade de Tomar que atravessa e divide, sendo unido por diversas pontes dentro da cidade. Nos últimos tempos têm sido visíveis vários focos de poluição no rio. Esta situação merece a preocupação da população de Tomar e dos seus autarcas», sublinham os socialistas que se referem a Tomar como «um dos exlibris da região pela sua potencialidade turística, como cidade da inovação e do conhecimento. O rio Nabão é parte integrante do cartão turístico de Tomar, possuindo igualmente um monumento erigido a património mundial pela UNESCO, o Convento de Cristo», recorda o Partido Socialista na missiva enviada ao Ministério do Ambiente. Os deputados questionam, assim, se o Ministério do Ambiente conhece a situação descrita, se já foram identificados os responsáveis pela situação e que medidas pretende adotar para resolver o problema».
O comentário de Tomar a dianteira 3
Temos assim que os deputados socialistas eleitos no distrito de Santarém resolveram interpelar o ministro socialista do ambiente, no sentido de obter esclarecimentos. Muito bem. concordo inteiramente. E aplaudo, se for preciso. Infelizmente, a redacção da interpelação, pelo menos tal como difundida no documento acima reproduzido, não me parece de todo a mais adequada. Refiro-me sobretudo à argumentação de apoio. No meu tosco entendimento, dizer de Tomar que é "um dos exlibris da região pela sua potencialidade turística, como cidade da inovação e do conhecimento", só pode ser do domínio da ironia, o que certamente fará rir o ministro, por pouco que conheça a urbe nabantina. 
Além disso, e bem mais grave, topando-se logo que se trata de uma óbvia balela, essa da cidade do conhecimento e da inovação, o governante será logicamente levado a pensar que a poluição do Nabão não passará afinal de outra balela, podendo até concluir com a clássica exclamação "Estes deputados são cá uns exagerados!"
Cuidado portanto senhores parlamentares, neste caso para lamentar. No vosso lugar apressar-me-ia a esclarecer o camarada ministro que, entre outras,  aquela da inovação e do conhecimento é apenas para ornamentar um texto pobre, senão mesmo um pobre texto. Com frases básicas intragáveis, como por exemplo esta:"O rio está intrinsecamente ligado à cidade de Tomar que atravessa e divide, sendo unido por diversas pontes dentro da cidade." Eu, que até agora estava convencido de que as pontes serviam apenas para unir margens e aglomerados urbanos, nada tendo a ver com eventuais poluições, afinal estava equivocado. Servem também, segundo os senhores deputados socialistas por Santarém, para unir o Nabão e como argumento antipoluição. Ora toma! Aprender até morrer.
"Há sócios que são sócios e sócios que não são sócios..."

2 comentários:

  1. É o resultado do "copy paste"...

    ResponderEliminar
  2. Que por sua vez é uma consequência do estado a que isto já chegou...

    ResponderEliminar