domingo, 22 de janeiro de 2017

Contadores ao ar livre -Um grande sucesso tomarense!

A Câmara e os SMAS Tomar estão de parabéns. Segundo noticia O Mirante, sob o título "Frio rebenta com centenas de contadores de água no distrito de Santarém" 

"A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) registou esta sexta-feira, 20 de Janeiro, mais de 150 ocorrências nos sete concelhos do distrito de Santarém que serve (Almeirim, Alpiarça, Coruche, Salvaterra de Magos, Torres Novas, Benavente e Chamusca) devido ao congelamento de água nas condutas de abastecimento, situação que está a afectar alguns milhares de pessoas." 
Em linguagem simples, diz a notícia que rebentaram, devido ao congelamento da água, em virtude das baixas temperaturas, mais de 150 contadores em 7 concelhos. Ou seja, uma média de 22 contadores destruídos, em cada concelho servido pela empresa Águas do Ribatejo.
Mais adiante, pode ler-se na mesma peça jornalística que, “Até esta sexta-feira, ao meio-dia, registámos o rebentamento de cerca de 75 contadores de água e prevemos que o número poderá aumentar, embora ontem [quinta-feira] tenha sido o dia com mais ocorrências”, disse a O MIRANTE Francisco Marques, director-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Tomar. O problema afectou também algumas bocas de incêndio."


Resultado de imagem para fotos smastomar
Foto Tomar na rede, a quem agradecemos

Temos assim um testemunho externo, confirmado pelo responsável máximo dos SMAS, do extraordinário sucesso da decisão daquele organismo municipal, naturalmente apoiado pelos serviços de urbanismo e obras particulares da Câmara de Tomar, obrigando os proprietários de imóveis a colocar os contadores no exterior das casas. Ao ar livre. Um sucesso retumbante, sem margem para dúvidas. Uma média de 22 contadores rebentados por concelho, em 7 municípios do distrito, onde não vigora essa norma, contra 75 contadores destruídos só no concelho de Tomar. Três vezes mais! O êxito é estrondoso, indesmentível. E poderá mesmo facultar algum galardão nacional, quiçá europeu, de excelência. Ou vir a ser recompensado pelos fabricantes e/ou vendedores de contadores. Por exemplo 25 contadores grátis, em cada cem adquiridos a pronto. Como sempre, sem aumento de preço, nem vantagens por debaixo da mesa, obviamente. É portanto imperioso,  e de enorme interesse, prosseguir nessa via. 
Só não se entende uma coisa. Apenas um mero detalhe, decerto sem qualquer importância. Se, de há anos a esta parte, os SMAS e outros técnicos credenciados da autarquia nabantina vêm impondo, aos munícipes proprietários de imóveis, os contadores ao ar livre, à vista de todos, porquê esta recomendação, na mesma notícia d'O Mirante: "Os SMAS não estão a conseguir acorrer a todos os incidentes e apelam... ... ... ...para a população proteger os equipamentos que se encontrem no exterior."
Afinal em que ficamos? É melhor proteger os contadores? Ou continuar a colocá-los no exterior, nomeadamente nas fachadas, como até agora, solução que tão bons resultados deu neste caso da vaga de frio?  
Convém que os cérebros que oficialmente governam o Município tomarense adoptem uma decisão definitiva quanto antes, fazendo-a depois cumprir pelos funcionários. O que não vai ser nada fácil, já se vê. No estado em que se encontra a autarquia e com eleições à vista...
Mas mesmo assim é urgente. Ou estou outra vez a ver mal?

Para ler a notícia d'O Mirante, basta clicar aqui.

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário