sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ser e não parecer

Lê-se n'O Mirante on line que em Tomar foi "Rejeitada proposta para designação de um Provedor do Munícipe". O que coloca dois problemas de consciência graves ao tomarense que sou. Desde a Roma antiga que se tornou usual em política a frase "À mulher de César não lhe basta ser séria, tem de parecê-lo também". O que significa, por analogia, que qualquer pessoa acima da multidão anónima, se realmente quer que a considerem séria, é praticamente obrigada a portar-se de modo sério. Infelizmente tal não tem sido, como é do domínio público, o caso dos eleitos tomarenses. Este triste caso vem evidenciar que a situação tende a piorar. Trata-se para mim do primeiro problema de consciência, que vou tentar detalhar, para melhor entendimento.
Pouco depois do início do actual mandato, os novos vencedores nabantinos começaram a falar da edventual escolha e nomeação de um provedor do cidadão. Tendo-me constado que o meu nome havia sido mencionado, apressei-me a dizer publicamente que nunca aceitaria tal cargo. O que não obstava a que outros pudessem sentir-se honrados com tal escolha. Muito dependeria dos proventos ao fim do mês, como quase sempre acontece.
Pouco tempo depois, soube-se que a Assembleia Municipal havia aprovado uma proposta sobre essa matéria, encarregando a senhora presidente da Câmara de escolher e apresentar uma lista de candidatos, a votar posteriormente. Ignoro se pelo executivo, se pelo legislativo, se por ambos os órgãos, mas isso agora pouco importa.

Ficheiro:Pompeia-Q P.jpg

O importante é que o tempo passou e, decorrido mais de um ano, os eleitos dos PSD decidiram avançar com uma proposta de designação do tal provedor, que PS, CDU e IpT se apressaram a rejeitar. Segundo alegaram Anabela Freitas e Pedro Marques, não faria sentido nomear agora um provedor do cidadão, uma vez que estamos a menos de um ano do final do mandato.
Encantados com o presente inesperado, logo os eleitos social-democratas retorquiram, atacando a presidente da câmara, por não ter cumprido a deliberação da Assembleia Municipal. No que estão cheios de razão. Só é pena, no meu entender, que tudo isto pareça um mera brincadeira de gaiatos. De adultos eleitos e teoricamente bem formados e bons cidadãos, que todavia nem sempre demonstram saber portar-se como tal. O que é lamentável, por estar em causa o bom nome de uma cidade respeitável e de toda uma população, que não gosta que dela façam chacota, como infelizmente começa a suceder na capital e nas cidades vizinhas. A tal ponto que até eu já começo a dizer que sou dos arredores de Fátima, para evitar males maiores.
Tudo por causa da tal frase milenar citada no início: A quem está oficialmente um pouco mais acima, pelas funções em que se encontra investido pelo voto popular, não basta ser sério. Tem também que comportar-se de forma séria. O que manifestamente nem sempre tem sido o caso. Infelizmente para todos.
Por falar em todos, a frase aplica-se igualmente ao não eleitos que, em virtude da profissão que exercem, se situam naturalmente uma pouco acima do comum dos mortais. É o caso, por exemplo, dos jornalistas, dos directores de jornais e/ou de rádios locais, dos comentadores, e assim. Que neste triste caso voltam a ficar um bocado tremidos na fotografia, dado que, como vem sendo habitual, quando há berbicacho na autarquia, é sempre O Mirante o primeiro e por vezes até o único a noticiar a coisa. Trata-se do meu segundo problema grave de consciência.
Admito que possa ser mais rentável, nomeadamente em termos de publicidade e de textos encomendados, porém não é sério nem moralmente sustentável, ocultar por omissão tudo o que possa incomodar. Tal como acontece com os eleitos, também aos que integram o microcosmo informativo local não lhes basta ser sérios, têm de parecê-lo. E uma informação local que ou não informa, ou o faz demasiado tarde, não pode ser de modo algum considerada séria. Lamento ser praticamente forçado a dizê-lo, por me parecer a lamentável realidade. Se estou a nadar no erro, por favor esclareçam-me quanto antes. Com situações concretas, que de conversa começo a estar cheio.

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário