sábado, 5 de novembro de 2016

Tudo isto é fado

Já li o que a senhora presidente disse, na sua entrevista visivelmente encomendada, ao Cidade de Tomar. E também já li o essencial do que diz, sobre a senhora presidente, um tal Bernardo Costa Cabral, no facebook, que tudo indica seja só nome de empréstimo, por suposto, como dizem os espanhóis.
Disse antes "entrevista visivelmente encomendada" por dois motivos. O primeiro é o "timing"escolhido.. A senhora foi entrevistada na Hertz há pouco tempo e sobre os mesmos temas. O outro é aquilo que Cidade de Tomar apresenta como exclusivo -a queixa por difamação. Sucede que quando saí de Tomar, no princípio de Outubro, há um mês portanto, já sabia que Anabela Freitas apresentara uma queixa contra o seu ex-companheiro. De forma que, vir um mês depois revelar em exclusivo aquilo que afinal já era do domínio público...só pode trazer água no bico. E água poluída. De certeza certa. Em qualquer caso, parece-me demasiado barulho para bem pouca coisa. à boa maneira dos publicitários, os quais, como bem sabemos, são todos uns exagerados...por dever de ofício.
Nas suas declarações, Anabela Freitas mostra-se satisfeita com o trabalho já feito, promete continuar e revela que os futuros companheiros de lista serão dados a conhecer lá para Abril ou Maio. Aceita-se e compreende-se. Estaremos então em plena Primavera, época do desabrochar das flores. Sobretudo das mais novas e jeitosas, que as outras ficam sempre algo esquecidas. E depois, tudo indica outrossim, pelo actual andar da carruagem, que por essa altura ainda o PSD-Tomar andará procurando acertar a data mais conveniente para a escolha do seu cabeça de lista. Oxalá me engane!
Assim sendo, tudo vai bem para a  nossa presidente, no melhor dos mundos possíveis, como dizia o Cândido, do Voltaire? Tudo não. Subsiste, creio eu, um pequeno-grande problema, o qual pode vir inesperadamente a deitar tudo por terra. Incluindo esta sua bem orquestrada política de vitimização. Falo da manifesta incapacidade da presidente e do que resta do PS nabantino para destrinçar esta diferença subtil: Um automóvel é um monte de peças, mas um  monte de peças ainda não é um automóvel. Estão a ver a diferença e o que ela representa na actual envolvência política tomarense?

Foto tomarnarede (modificada), com os agradecimentos de TaD

-Então e as acintosas acusações desse maldito Bernardo, perguntará quem ainda não perdeu a paciência para me ler. Pois após leitura cuidada, opino que não são assim tão acintosas. Nem o dito Bernardo, que também deve ir às compras, será assim tão malvado. Ou maldito. como se queira. Porque afinal, que escreveu ele? Praticamente, só coisas do foro privado, que não vêm´aqui ao caso, numa crónica que se pretende política. Quanto mais se mexe em certas matérias, pior é o cheiro.
Há apenas uma excepção lamentável. Diz ele que, na linha já seguida anteriormente, a presidente se prepara para nomear comandante dos bombeiros o competente 2º comandante Tarana, seu alegado novo companheiro de travesseiro. Salta logo aos olhos mais vividos que se trata de simples processo de intenções, à maneira estalinista. A denunciar o seu pouco cauteloso e sádico autor. Alguém bastante versado nessas coisas da política partidária, todavia padecendo de forte dor de corno. Porque, a não ser uma mente ferida e a ferver, mesmo admitindo a pretensa nova ligação sentimental, que está por provar, alguém imagina Anabela Freitas a misturar de novo, no mesmo mandato, o público e o privado, após o monumental desastre tendo por causa a nomeação do anterior  chefe de gabinete?
Ponderado o que antecede, bem como o mais que se calou, procurando respeitar, na medida do possível, a vida privada da senhora presidente, o que não é fácil, dado que ela própria a traz para a ribalta,   concluo  citando parte do velho fado da inigualável Amália:

Almas vencidas
Noites perdidas
... ... ... ... ...
Amor e ciúme
Cinzas e lume
Dor e pecado 
Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado 

Sem comentários:

Enviar um comentário