segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Mais um aviso sério para o PSD Tomar...

...e para os poetas da geringonça. Na eleição primária do centro e da direita, que teve lugar ontem em França, aconteceu novamente o chamado "acidente Trump" dos USA. Previa-se a vitória de Alain Juppé, antigo primeiro-ministro e actual presidente da câmara de Bordéus, ou de Nicolas Sarkozy, ex-presidente da República, batido em 2012 pelo socialista François Hollande. Terminada a votação, que atraiu 4 milhões de eleitores, cada um dos quais entregou 2 euros para pagamento das despesas, ao mesmo tempo que metia o boletim na urna, verificou-se que o vencedor destacado é o antigo primeiro-ministro e actual deputado por Paris, François Fillon, o mais direitista dos sete concorrentes. Conseguiu 44,1% dos votos, contra 28,6% para Alain Juppé e apenas 20,6% para Nicola Sarkozy. A segunda volta, inevitável uma vez que nenhum candidato conseguiu pelo menos 50% dos votos entrados nas urnas, será no próximo domingo. Com uma vantagem tão clara, tratando-se de candidatos da mesma família política, e com o apoio já anunciado dos vencidos, Fillon tem a vitória praticamente garantida. Será ele o próximo candidato do centro-direita à presidência da República, cuja eleição está prevista para Abril de 2017.

François Fillon em 2015

De acordo com os comentadores, a opinião geral em França é a de que venceu o candidato mais direitista, que contudo pouco ou nada tem a ver com Trump. Apenas os aproxima a opção liberal em economia. Caso vença as presidenciais de Abril próximo, Fillon já anunciou que tenciona reduzir as despesas do estado em 110 mil milhões de euros, em cinco anos, nomeadamente mediante a supressão de 500 mil empregos na função pública. Pretende também aumentar a idade da reforma para os  65 anos até 2022 e passar das 35 para as 39 horas de trabalho no funcionalismo, permitindo que no sector privado possam ser celebrados contratos com uma duração semanal do trabalho até um máximo de 48 horas. Anunciou igualmente o fim do monopólio sindical em cada empresa, podendo cada trabalhador negociar directamente, se assim o entender.
Tudo isto, que é afinal o oposto do que vem fazendo a geringonça em Lisboa, para que, na opinião do claro vencedor de ontem, a França possa voltar a ser a primeira potência económica europeia. Os eleitores gauleses, pelo menos os de ontem, parecem concordar.
Voltando a Tomar, que é afinal, para nós tomarenses, praticamente o centro do Mundo, esta eleição primária francesa é mais um sério aviso, sobretudo para o PSD, ainda em processo de escolha do seu cabeça de lista. Mais uma vez, os comentadores, os jornalistas, os especialistas e as sondagens falharam redondamente. Após o desastre estado-unidense, confirma-se assim que afinal nada pode substituir as urnas e os votos, num clima de total liberdade e de total responsabilidade. Todos os cidadãos-eleitores podiam votar. Cada eleitor pagou 2 euros para as despesas. Para evitar brincalhões, brincadeiras ...ou votos comprados.

Actualização

Além de permitir uma escolha muito mais segura do candidato, as eleições primárias são também um excelente negócio para os partidos organizadores. Em 2012, os socialistas franceses escolheram François Hollande como candidato, mediante a doação de um euro/pessoa "no mínimo". Contas feitas, noticia agora o Le Monde, uma vez pagos todos os custos, o PS francês registou e declarou junto da respectiva Alta Autoridade um lucro de um milhão de euros.
Desde vez, o Partido Republicano prevê despesas totais de ordem dos 8 milhões de euros, já cobertas nesta primeira volta, refere o Le Monde, com cerca de 4 milhões de votantes que doaram no mínimo dois euros cada. Agora, tudo o que vier na segunda volta, no próximo domingo, é lucro. Recorde-se que só há segunda volta quando nenhum dos candidatos conseguiu obter pelo menos 50% dos votos expressos e nela apenas podem concorrer os dois mais votados.
Pergunta pouco inocente: O PSD Tomar não precisa de dinheiro? Então estão à espera de quê? De subsídios camarários ou governamentais? É melhor procurarem um banco ...para esperarem sentados!

Sem comentários:

Enviar um comentário