sábado, 26 de novembro de 2016

À cautela, não será melhor ir à bruxa?

Os militantes do PS local, pelo menos os que ainda não desanimaram, estão agora de papinho cheio. Apesar das águas  agitadíssimas, conseguiram levar a barca a bom porto. À quarta tentativa, lá encontraram alguém para se integrar num cortejo fúnebre rumo a Marmelais, já em pleno andamento. Sara Costa, 7ª na lista PS e Mestre em Direito, aceitou sacrificar-se. (Sabendo ao que vai?). O que levou o presidente rosa, por acaso também Costa, a publicar um comunicado com a oração fúnebre a Rui Serrano e a certeza de que a nova vereadora "Vai reforçar a estabilidade na governação do Município de Tomar e que as suas competências são uma mais-valia para o futuro do concelho de Tomar."
Oxalá assim fosse, pois bem precisados estão os tomarenses, tanto de estabilidade na governação como de mais-valia, sobretudo na conta bancária. Infelizmente, vejo-me mais uma vez forçado a expressar as minhas dúvidas. Fundamentadas, como sempre. Neste caso graças ao Tomar na rede, de onde extraí a citação supra e onde consegui ler algumas linhas da tese da novel autarca.
A meu cepticismo baseia-se em duas ordens de factores. Por um lado, o tema da tese da nova vereadora e a sua citação inicial. Por outro lado, o estilo de escrita, que não é de todo do meu agrado. Mas gostos não se discutem.


Para um executivo autárquico minoritário sem coligação, acolher um novo elemento, cuja tese de mestrado em Direito versa sobre a morte assistida ou eutanásia, não será propriamente, julgo eu, do mais tranquilizador que há. Mormente quando a citação inicial, extraída de Immanuel Kant, reza assim: "Se vale a pena viver e se a morte faz parte da vida, então, morrer também vale a pena."  Quanto mais tarde melhor! Lagarto! Lagarto! Lagarto! Longe vá o agoiro!
No outro lado, no estilo de escrita, admito que a prosa até possa ser excelente, posto que de direito não pesco nada. Confesso porém que não consegui ir além  da introdução e de algumas linhas do resumo. Eis porquê: "Este presente trabalho versa sobre... ...O objectivo deste estudo, que resultou neste trabalho, consiste em perceber a influência que determinados fatores têm no privilegiamento deste tipo de homicídio."
"O homicídio a pedido da vítima comporta, um menor grau de ilicitude e consequentemente um menor desvalor da ação, ou seja uma culpa acentuadamente diminuída, devido ao consentimento prévio por parte da vítima onde renuncia à tutela penal da sua vida."
Sou franco: Prefiro o Eça, que era só bacharel em leis, mas por Coimbra. E escrevia bem.
Concluindo, no que concerne à anunciada estabilidade reforçada, e sobretudo à mais-valia, caso me chamasse Anabela Freitas e fosse confrontada com toda esta série de curiosos e algo sinistros presságios e coincidências, à cautela iria consultar uma bruxa competente. Tal como dizem os espanhóis, "Eu não acredito em bruxas, mas lá que as há, isso há!"

Sem comentários:

Enviar um comentário