segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Uma ideia brilhante

A situação nabantina é tão caótica e decepcionante, nomeadamente ali para as bandas do nosso Gualdim Pais, sempre de arma em riste, que praticamente já ninguém espera nada de positivo. Excepto, talvez, o que resta da formação socialista, agora liderada pela simpática Anabela, que pode muito bem, apesar de tudo e de todos, continuar a  sonhar com a almejada reeleição. Conforme é bem sabido, a esperança é sempre a última coisa a morrer. E quem desiste nunca ganha qualquer competição.
Eis senão quando, neste clima deletério de generalizada descrença, apareceu inesperadamente, qual sonhado oásis em pleno deserto, uma ideia brilhante, genial mesmo, sob a forma de proposta. Devido ao usual constrangimento local, ainda nenhum órgão de informação tomarense noticiou a coisa. Só O Mirante, que não tem qualquer acordo publicitário com a autarquia tomarense e respira outros ares por ser editado alhures, resolveu noticiar o achado. Porque é disso mesmo que se trata. Sucintamente, (que quem me lê tem sempre mais que fazer, salvo erro). sucintamente portanto, aqui vai a bomba genial: O vereador Serrano apresentou, na reunião do executivo autárquico da passada segunda-feira, uma proposta para instalar uma incubadora de empresas na Casa dos Cubos. Isso mesmo. Leu bem. Uma incubadora nos Cubos. Que se saiba, nunca ninguém tinha pensado no assunto dessa maneira. Forçoso é porém confessar que se trata de um verdadeiro achado. Nada mais natural que incubar nos Cubos, não é verdade?

Resultado de imagem para fotos edifício dos cubos tomar
Foto hsantos, a quem se agradece.

Tanto mais que, esclarece a mesma notícia, o proponente Serrano informou os presentes que, em tempos idos, o Edifício dos Cubos foi concebido como "casa de armazenamento e contagem de produtos agrícolas". Assim sendo, salta aos olhos a ainda maior  pertinência da proposta. Armazenamento e contagem de produtos agrícolas ali, à ilharga do Nabão, está mesmo a pedir que a primeira ou, vá lá, uma das primeiras empresas a incubar, seja um gabinete de sondagens. Que nos indique finalmente qual a verdadeira percentagem de nabos nas margens nabantinas. Tanto nabos de raiz como de importação.Tipo "cubanos do contenente", execrados pelo colorido Alberto João Jardim, que Carrão, então a presidir, chegou a convidar para visitar Tomar. O na altura governante madeirense nunca aceitou. Se calhar por ter deduzido que, com um multissecular Edifício dos cubos, Tomar só podia estar a abarrotar de cubanos. Ou como lhes queiram chamar.
Nessa mesma linha, dado o vereador Serrano lamentar também na sua proposta  "a situação limite a que chegou o uso aleatório deste espaço nobre de Tomar, [com] a recente exposição de pássaros em gaiolas, no âmbito da Feira de Santa Iria", poderia a mesma incubada empresa de sondagens fornecer dados credíveis sobre os mencionados "pássaros em gaiolas" e outras aves da urbe. Estou a pensar em aves agoirentas, aves canoras, aves de rapina, papagaios, melros, pássaros de bisnau, frangos e frangas de aviário, galos velhos, galos doidos, pardais de bico amarelo, outros passarões vários... E, como estamos em época de igualdade de género, porque não também informações, a confirmar por cada qual, sobre algumas pássaras da zona?
Vendo um pouco mais longe, podia-se até pensar em  incubar uma empresa de import-export, tendo como core business a importação de estrangeiras, para serem incubadas em Tomar. Actividade com excelentes perspectivas de desenvolvimento, uma vez que há grande e urgente necessidade de estancar a sangria populacional, reconhecida pela própria autarquia na apresentação do projecto de orçamento para 2017. Se necessário, para assegurar o arranque com êxito, autarcas algarvios amigos podiam mesmo indicar alguns assistentes técnicos com vasta experiência nessa área. Tipo Camarinha, por exemplo, especialista em incubação de "bifas".

Sem comentários:

Enviar um comentário