quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Manobra suja

Alguém fez chegar ao blogue Tomar na rede a notícia de uma queixa à Comissão europeia, de António Lourenço dos Santos contra a Misericórdia de Tomar e as suas "residências assistidas", por manifesta concorrência desleal daquela entidade. O referido empresário entende que o Estado não podia nem pode subsidiar, a fundo perdido e usando recursos da UE, organizações que pela sua actividade desvirtuam as leis normais do mercado, ao oferecerem os mesmos serviços de empresas privadas, mas a preços muito inferiores, só possíveis devido à ìmportante ajuda inicial a fundo perdido, que nada justifica, uma vez que a normal actividade privada é suficiente na área em questão.
Mesmo que Lourenço dos Santos fosse apenas um mero cidadão consciente e preocupado com os assuntos da sua terra -como por exemplo o autor destas linhas- a sua reclamação seria algo de absolutamente normal, e até louvável, numa sociedade realmente democrática, uma vez que qualquer cidadão pode e deve apresentar queixa contra aquilo que julga serem ilegalidades cometidas por entidades públicas ou privadas. Sucede que, além disso, o referido autor da queixa é também sócio gerente da Pousada sénior do Castelo do Bode, que montou, equipou e explora sem qualquer subsídio estatal ou europeu, e que faculta exactamente os mesmos serviços que a santa irmandade tomarense pretende agora começar a explorar.

Resultado de imagem para fotos antonio lourenço santos

Temos assim que o envio de tal notícia não passa afinal de um gesto sórdido, de baixa política, numa pobre terra em que a inteligência não é a principal qualidade dos seus habitantes. Se o fosse não teríamos actos políticos porcos deste tipo. Porque, ao contrário daquilo que parece, o que está em causa não é a dita queixa, de resto absolutamente legal, normal e justificada. O que se pretende com a publicação da denúncia anónima é evitar que os dirigentes do PSD-Tomar venham a escolher Lourenço dos Santos como seu cabeça de lista. Porquê tal atitude? Porque, numa terra em que a esmagadora maioria dos eleitores é composta por funcionários, ex-funcionários, pensionistas e equiparados, o gestor da Pousada sénior do Castelo do Bode representa tudo aquilo que odeiam: capacidade intelectual, sentido de liderança, experiência política e mentalidade empresarial. Habituados ao compadrio, à pedincha e à mediocridade, os do costume ficam muito preocupados ao constatar que, pela primeira vez em Tomar, há boas perspectivas de virmos a ter um empresário como presidente da câmara. Com tudo o que isso implica.
Agora só falta saber se os dirigentes laranjas vão ter a coragem de escolher o melhor, como acaba de acontecer na ONU, ou se, pelo contrário, preferem que ganhe o PS existente porque, não sendo nada bom, dá contudo menos preocupações. E menos trabalho. 
Oxalá impere o bom senso, que Tomar bem precisa.

anfrarebelo@gmail.com

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ninguém fez chegar ao blogue essa notícia. Basta pesquisar no google "misericórdia de Tomar residências assistidas apoio FEDER" para facilmente se chegar ao documento que serviu de base à notícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual a razão que conduziu a essa curiosa pesquisa no google? Simples intuição jornalística? Ou terá havido algo mais?

      Eliminar