segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Cá e lá

É um velho aforismo árabe: As viagens formam a juventude. Mas toma cautela; se mandares o teu asno à Meca, ele voltará tão burro como à partida. Bem ciente disso, continuo viajando, usando a cabeça e sempre comparando aquilo que vejo com o que já conheço.
Desta vez regressei a terras de além-Pirinéus, a minha segunda casa. Revisitei Paris e arredores durante alguns dias. Mesmo ao lado do Hotel de Ville, a câmara de Paris, e da praça homónima, encontrei as indicações que a foto documenta:


Sanitários a 150 metros, Rua de Rivoli/Rua Lobau, Câmara Municipal, Centro Pompidou, Notre Dame. Tudo acompanhado pelo ícone de um pedestre ou peão.
Alguém imagina algo semelhante, ali ao cimo da Corredoura, ou mesmo da Praça? Assim do tipo
Sanitários a 50 metros, na Calçada de S. Tiago, Câmara Municipal, Convento de Cristo, Castelo dos Templários, Senhora da Conceição? E Sinagoga noutro painel? Era bom era! Mas dá trabalho. E trabalhar, tal como pensar, cansa. E depois há a estética urbana, desculpa que serve para muita coisa.
No meu tosco entendimento, o que esta diferença abissal mostra é uma triste realidade. Enquanto além-Pirinéus políticos eleitos e funcionários com poder decisório pensam nos seus deveres para com a República e nas necessidades dos seus concidadãos pagadores de impostos, que lhes asseguram afinal os respectivos vencimentos, aqui pela margens do Nabão tudo indica que a música é outra. Os funcionários com poder decisório estão-se marimbando para a República, seja lá isso o que for. Apenas estão interessados em cada fim de mês. Quanto aos políticos eleitos, além de pensarem na respectiva conta bancária, também se preocupam de quando em quando com os votos, dos quais depende afinal a dita conta. Mas como os turistas não votam em Tomar, estão sempre lixados. E com lixa da mais grossa. Pelo que, nem sequer o edifício dos Paços do Concelho ostenta qualquer identificação. Quem quiser saber o que aquilo é, que pergunte. 
Mas tirando estes detalhes, afinal coisa pouca, somos todos muito hospitaleiros, ó se somos! É também devido a isso que a ainda cidade tem cada vez  mais habitantes. Ou não?

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário