quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Uma agradável surpresa

Não assisti ao carnaval de Tomar. Sempre fui e continuo pouco dado a essas coisas de alegria a horas certas, previamente marcadas. E depois o tempo também não estava grande coisa. Ainda assim, quando passei pela praça da República, por volta das cinco da tarde, rumo à habitual caminhada, fiquei surpreendido com o tamanho e a exuberância dos carros alegóricos, pouco habituais em Tomar.

                                Foto Carlos Piedade Silva/Tomar na rede

Houve um que atraiu especialmente a minha atenção -uma excelente representação improvisada da Ponte de Londres. Intrigado, fui ver a que propósito aparecia semelhante alegoria no carnaval nabantino. Uma pequena tabuleta a preta e branco tirou-me logo as dúvidas: "Tomarenses em Londres por não existir noite em Tomar".
Só bastante mais tarde acabei por entender o sofisticadíssimo humor em 2º grau de tal indicação. Porque realmente está-se mesmo a ver. Há cada vez mais nabantinos em Londres, especialmente por não existir noite em Tomar. Na mesma senda, arriscaria até uma segunda hipótese. Para fugirem às incomodativas ofertas de emprego na cidade e no concelho, que são tantas e com remunerações tão tentadoras...
Crise? Qual crise? Realmente esta malta mais nova está-me a sair melhor que a encomenda. O que pode vir a augurar um futuro menos sombrio para o vale do Nabão. No mínimo sempre iremos rindo um bocado de forma requintada. Ou estarei a focar mal?

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário